Boeing considera reabrir produção do OV-10

OV-10 Bronco

A Boeing está considerando a possibilidade de reabrir a linha de produção do turbohélice de ataque leve e observação OV-10 que teve a última unidade entregue em 1976. A empresa confirma que o OV-10 pode ser oferecido como aeronave de ataque leve ou transporte pequeno de cargas para a Força Aérea Americana.
O mercado internacional também está sendo considerado como aeronave que possibilita voos baixos, capacidade de observação de um helicóptero com alcance de um de asa fixa. A Boeing foi citada recentemente pela USAF como uma potencial fornecedora de uma aeronave de ataque leve que poderia reviver a produção do OV-10.

Embora conhecido por sua capacidade de sobrevivência, o OV-10 continua em serviço de combate em cinco países: pela Colômbia, Indonésia, Filipinas e Venezuela com armamento embarcado equivalente ao helicóptero de ataque Bell AH-1. Alguns destes países e talvez novos clientes poderiam atualizar as aeronaves ou comprar novas células do OV-10.

A USAF não decidiu entretanto se vai criar uma frota de aeronaves de ataque leve conhecido como AO-X. A Guarda Aérea Nacional irá testar o Beechcraft AT-6 Texan II. A USAF também está comprando uma dúzia de AT-6 para fornecer a Força Aérea Iraquiana. Os outros candidatos ao suposto contrato AO-X também incluem o Embraer EMB-314 Super Tucano e o A-67 Dragon.

Total
0
Shares
2 comments
  1. Eu acho complicado a Boeing abrir novamente a linha de produção do Bronco,devido a já existir no mercado aeronaves especializadas em operações COIN como é o caso do nósso Embraer A-29.É um mercado muito competitivo más acho que existe uma grande possibilidade da Boeing se envolver num projeto já existente e com sua linha de produção ativa do que reabrir um projéto ultrapassado que tem o seu devido valor óbviamente.
    Más as forças armadas norte-americanas estão testando aeronaves monomotoras e existem várias opções no mercado,sem querer puxar uma sardinha para o nósso lado más já puxando até o momento o EMBRAER ALX lé va vantagem em relação a concorrência.

    Tiago Silva.

  2. Pode Ser póssivel por ser um bom avião e de facil manutenção.Oque eles podem fazer é algumas atualizações neste modelo tenho certeza que a Boieng sabe oque fazer.

Comments are closed.

Previous Post

Boeing finaliza quinto 787

Next Post

Força Aérea Israelense leiloa C-130 da invasão de Entebbe

Related Posts
Total
0
Share