A Boeing está considerando a possibilidade de reabrir a linha de
produção do turbohélice de ataque leve e observação OV-10 que teve
a última unidade entregue em 1976. A empresa confirma que o OV-10
pode ser oferecido como aeronave de ataque leve ou transporte
pequeno de cargas para a Força Aérea Americana.
O mercado internacional também está
sendo considerado como aeronave que possibilita voos baixos,
capacidade de observação de um helicóptero com alcance de um de asa
fixa. A Boeing foi citada recentemente pela USAF como uma potencial
fornecedora de uma aeronave de ataque leve que poderia reviver a
produção do OV-10.
Embora conhecido por sua capacidade de sobrevivência, o OV-10 continua em serviço de combate em cinco países: pela Colômbia, Indonésia, Filipinas e Venezuela com armamento embarcado equivalente ao helicóptero de ataque Bell AH-1. Alguns destes países e talvez novos clientes poderiam atualizar as aeronaves ou comprar novas células do OV-10.
A USAF não decidiu entretanto se vai criar uma frota de aeronaves de ataque leve conhecido como AO-X. A Guarda Aérea Nacional irá testar o Beechcraft AT-6 Texan II. A USAF também está comprando uma dúzia de AT-6 para fornecer a Força Aérea Iraquiana. Os outros candidatos ao suposto contrato AO-X também incluem o Embraer EMB-314 Super Tucano e o A-67 Dragon.
Eu acho complicado a Boeing abrir novamente a linha de produção do Bronco,devido a já existir no mercado aeronaves especializadas em operações COIN como é o caso do nósso Embraer A-29.É um mercado muito competitivo más acho que existe uma grande possibilidade da Boeing se envolver num projeto já existente e com sua linha de produção ativa do que reabrir um projéto ultrapassado que tem o seu devido valor óbviamente.
Más as forças armadas norte-americanas estão testando aeronaves monomotoras e existem várias opções no mercado,sem querer puxar uma sardinha para o nósso lado más já puxando até o momento o EMBRAER ALX lé va vantagem em relação a concorrência.
Tiago Silva.
Pode Ser póssivel por ser um bom avião e de facil manutenção.Oque eles podem fazer é algumas atualizações neste modelo tenho certeza que a Boieng sabe oque fazer.