A Boeing anunciou nesta terça-feira (16) a nomeação de um assessor independente para avaliar a gestão de qualidade que envolve a produção das suas aeronaves comerciais.
O almirante Kirkland H. Donald, da Marinha dos Estados Unidos, já aposentado, servirá como assessor especial do presidente e CEO da Boeing, Dave Calhoun.
Segundo a companhia, o almirante Donald liderará uma equipe de especialistas externos para verificar todo o sistema de gestão de qualidade dos jatos comerciais da Boeing.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A revisão ocorrerá tanto nas instalações da fabricante quanto em seus fornecedores como a Spirit Aerosystems, responsável por montar a fuselagem do 737 MAX 9, cujo tampão de porta de uma aeronave da Alaska Airlines se desprendeu durante um voo em 5 de janeiro.
“O almirante Donald é um líder reconhecido na garantia da integridade de alguns dos sistemas de segurança e qualidade mais complexos e importantes do mundo”, disse Calhoun. “Pedi-lhe que fornecesse uma avaliação independente e abrangente com recomendações práticas para fortalecer a nossa supervisão da qualidade nas nossas próprias fábricas e em todo o nosso sistema alargado de produção de aviões comerciais”.
O almirante aposentado passou boa parte da sua carreira na Marinha dos EUA envolvido em programas de energia nuclear, usada como propulsão para diversas embarcações, de submarinos a porta-aviões.
“O programa é reconhecido mundialmente por sua excelência em segurança e confiabilidade dos reatores”, explicou a Boeing.
O anúncio ocorre em meio à queda brusca nas ações da empresa, que fecharam na terça-feira valendo cerca de US$ 200, queda de quase 20%.
O mercado financeiro tem se mostrado pessimista quanto à capacidade da empresa de corrigir os problemas de fabricação e espera por mais atrasos nas entregas e na certificação de novas variantes do 737 MAX.