A Boeing concluiu a entrega do 100º 767-300BCF em 14 de fevereiro. Trata-se de uma aeronave de passageiros convertida para carga pela GAMECO, de Guangzhou, e que foi entregue à também empresa chinesa SF Airlines.
O programa 767-300BCF (Boeing Converted Freighter) foi lançado nos anos 2000 e colocou a primeira aeronave do tipo em serviço em 2008, com a ANA, do Japão.
O widebody passa por um processo de transformação que resulta em uma aeronave cargueira capaz de transportar até 56,5 toneladas (124.600 libras) e voar 3.345 milhas náuticas (6.190 km).
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São 15.724 pés cúbicos (445,3 metros cúbicos) de volume total de carga com 24 posições de paletes no convés principal, fornecendo 11.884 pés cúbicos (336,5 metros cúbicos) e 3.410 pés cúbicos (96,6 metros cúbicos) no porão inferior, segundo a Boeing.
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“Durante nossa jornada de desenvolvimento, o 767-300BCF desempenhou um papel crucial. Desde que o primeiro 767-300BCF foi colocado em operação em 2016, este modelo se tornou a espinha dorsal da nossa operação de rede devido ao seu excelente desempenho”, disse Li Gang, vice-presidente de manutenção da SF Airlines.
Estreia na Air Europa em 2001
O 100ª 767-300BCF foi entregue originalmente para a Air Europa em março de 2001, onde voou até novembro de 2008, quando teve uma breve passagem pela Garuda Indonesia, em regime de leasing.
A aeronave, configurada com 263 assentos em duas classes, voltou para a Air Europa em janeiro de 2009 e foi retirada de serviço três anos depois.
A ILFC, então dona do 767, o arrendou para a companhia aérea russa Transaero, onde operou até 2016 e então ser repassado para a Condor, da Alemanha.
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A SF Airlines assumiu a aeronave em dezembro de 2023 para ser convertida para carga no ano seguinte. A empresa baseada em Shenzen tem um total de 23 767, além de 43 757, quatro 747 e 18 737 cargueiros.