A Boeing teria sido a vencedora da concorrência STH (Schwerer Transporthubschrauber ou Helicóptero de Transporte Pesado em alemão), que visa fornecer 60 helicópteros pesados CH-47F Chinook para as forças armadas da Alemanha, de acordo com fontes do jornal Bild am Sontag.
O acordo deve atingir a cifra de US$ 5,4 bilhões para a fabricante norte-americana, que assim consegue uma vitória importante frente à Lockheed Martin, que concorria com o modelo CH-53K.
A concorrência STH foi lançada em 2019 para substituir os velhos helicópteros CH-53G fornecidos pela Sikorsky nos anos 70. O anúncio oficial deverá ocorrer ainda em abril quando a Ministra da Defesa, Christine Lambrecht, fará uma declaração ao Parlamento.
Ainda segundo o Bild, a escolha do Chinook se deveu ao preço mais em conta e o fato que o helicóptero da Boeing é utilizado por outras nações da OTAN como o Reino Unido.
O pacote da Boeing conta com um parceiro inusitado, a Airbus Helicopters, que deverá coordenar o trabalho de pós-venda e suporte técnico na Alemanha.
A compra dos helicópteros pesados é mais uma ação do governo alemão para reforçar a defesa do país em uma virada estratégica motivada pela invasão da Ucrânia pela Rússia.
Recentemente, a Alemanha decidiu adquirir as aeronaves de patrulha marítima P-8A Poseidon além de selecionar o caça Lockheed Martin F-35A para substituir parte dos antigos jatos supersônicos Panavia Tornado.