A Boeing divulgou nessa quarta-feira (5) por meio de suas redes sociais as primeiras imagens do novo 777X em fase de construção avançada na linha de montagem em Everett, nos Estados Unidos. Segundo a empresa, as aeronaves vistas na planta são modelos 777-9 e um deles será reservado para testes estáticos, que serão iniciados em breve, informou a fabricante.
A célula para testes em solo será o primeiro 777X a ser completado. De acordo com Doreen Bingo, diretora de testes de aeronaves estáticas da Boeing, disse que o modelo já teve importantes partes da fuselagem unidas e as asas foram instaladas, ou ao menos parte delas. Como nunca será usado em voo, a aeronave em questão não vai receber o mecanismo que dobra as pontas das asas, um dos itens mais curiosos do novo 777, tampouco o par de motores.
Como explicou a diretora da Boeing, os testes estáticos tem como objetivo avaliar a resistência de estruturas como as asas, as empenagens e a fuselagem da aeronave. Uma das provas consiste em “anexar cargas à asa e distribuí-la de uma maneira que imita as forças do ar”, disse Doreen. Quando submetido a este mesmo teste, a asa do 777 original flexionou 8,1 metros.
O novo 777 é um dos aviões comerciais mais aguardados do mercado nos últimos anos. Segundo o cronograma da Boeing, o primeiro voo será realizado em 2019 e as primeiras entregas começam no ano seguinte. O primeiro cliente do 777X será a companhia Emirates Airline. A fabricante já recebeu 320 pedidos (firmes ou opções de compra) pelos modelos da nova geração (777-8 e 777-9).
Segundo dados já divulgados pela Boeing, comparado ao 777 atual o novo modelo será 12% mais eficiente em consumo de combustível e terá custos operacionais 10% mais baixos.
Maior bimotor do mundo
O 777, que já é o maior avião bimotor do mundo, vai crescer ainda mais na nova geração. O 777-9 terá 76,7 metros de comprimento, medida que fará dele o segundo maior avião do mundo em comprimento, atrás apenas do colossal Antonov AN-225 com seus 84 m. O modelo -9 é projetado para ocupar o lugar do 777-300ER e terá capacidade para transportar até 414 passageiros – seu predecessor tem capacidade máxima de 365 ocupantes.
O 777-8, que ainda não tem data definada de estreia, também será outro gigante, com 69,8 metros de comprimento, superando até o mesmo o maior modelo atual do 777 – o 777-300ER tem 73,9 m. O segundo modelo da série 777X, com capacidade para 365 passageiros, será o substituto direto do 777-200, que pode ser equipado com até 305 assentos.