Mais conhecidos pela rivalidade no segmento de aeronaves comerciais, Boeing e Airbus uniram forças para disputar a concorrência STH, das Forças Armadas da Alemanha.
Os dois gigantes aeroespaciais assinaram um acordo na semana passada para oferecer o helicóptero pesado H-47 Chinook como substituto dos antigos Sikorsky CH-53G, atualmente em operação na Alemanha.
A parceira da Boeing é na realidade a Airbus Helicopters, uma divisão que reúne as antigas fabricantes Aerospatiale, da França, e MBB, da Alemanha.
No arranjo, a Airbus dará suporte técnico dos helicópteros caso sejam selecionados pelo governo alemão, coordenando o trabalho de várias outras empresas envolvidas no projeto como a AERO-Bildung, a CAE, ESG Elektroniksystem und Logistik-GmbH, Lufthansa Technik, Honeywell Aerospace e Rolls-Royce.
“Estamos satisfeitos que a Airbus Helicopters tenha se juntado à nossa equipe de parceiros estratégicos no programa H-47 Chinook para a Alemanha e, juntos, forneceremos a proposta mais forte para a Bundeswehr”, disse Mark Cherry, vice-presidente e gerente geral do programa.
“Com base em décadas de experiência como parceira da Bundeswehr, a Airbus Helicopters está animada em se juntar à equipe da Chinook Germany, da Boeing”, disse Wolfgang Schoder, gerente geral da Airbus Helicopters na Alemanha.
A concorrência SHT (Schwerer Transporthubschrauber ou Helicóptero de Transporte Pesado em alemão) foi lançada em junho de 2019 com a expectativa de aquisição de 44 a 60 aeronaves.
Além da Boeing, também a Sikorsky participa da concorrência com o CH-53K, variante atualizada do helicóptero King Stallion.