Se os números forem confirmados, Boeing e Airbus verão suas carteiras de pedidos se expandirem em mais de mil aeronaves. As maiores fabricantes de aeronaves comerciais do mundo estão em meio a vultosas negociações de encomendas por parte de três companhias aéreas, a IndiGo, Turkish Airlines e Emirates Airline, segundo a Reuters.
Em números absolutos, low cost indiana IndiGo parece estar em vantagem. A maior empresa aérea do país planeja anunciar um pedido de 500 jatos da família A320neo, da Airbus.
O potencial acordo seria uma resposta ao enorme pedido da Air India, revelado em fevereiro, e que incluiu 470 jatos da Airbus e Boeing. A empresa aérea, assumida pelo grupo Tata, pretende se transformar em protagonista no tráfego aéreo na região do Golfo Pérsico e Ásia.
Já a IndiGo é uma das maiores operadoras de aeronaves da Airbus, com 272 jatos da família A320. Mas há um total de 830 pedidos, dos quais 482 pendentes de entrega.
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A empresa aérea também negocia com Airbus e Boeing um pedido de 25 widebodies A330neo ou 787 Dreamliner, para estabelecer rotas de longa distância.
Grande encomenda, mas boa parte como opções
Outra empresa aérea que estaria perto de um pedido de centenas de jatos é a Turkish Airlines. A empresa aérea de bandeira da Turquia planeja adquirir cerca de 600 aeronaves, porém, parte delas ainda como opções de compra.
A Turkish já conversa com as duas fabricantes há tempos e estima-se que possa fechar um pedido de 400 narrowbodies e 200 widebodies.
Ahmet Bolat, CEO da companhia aérea, afirmou a Reuters que haverá ainda um acordo para aeronaves regionais logo em seguida. O A220 e o Embraer E2 disputam o pedido, mas o Airbus já foi citado como aeronave preferida da empresa aérea.
Reforço de 150 jatos na frota e início do fim do A380
Na terça-feira (6), em entrevista durante o congresso da IATA em Istanbul, o presidente da Emirates Airline, Tim Clark, revelou que a empresa aérea está avaliando novos pedidos de jatos A350, 777X e 787 que podem somar até 150 aeronaves.
Segundo Clark, será preciso aposentar os 777-300ER e A380 atualmente em operação a partir do início dos anos 2030. O maior avião de passageiros do mundo, por exemplo, começará a ser retirado de serviço entre 2032 e 2033.
Dos três jatos, a Emirates espera receber o primeiro A350-900 em 2024 enquanto o 777-9 está previsto para 2025. Encomendados em 2018, os Dreamliner ainda são motivo de discussões com a Boeing.