A Boeing e sua parceira Leonardo entregaram os quatro primeiros helicópteros MH-139A Grey Wolf para a Força Aérea dos EUA (USAF).
A aeronave é derivada do AW139, helicóptero civil da Leonardo, e acaba de ser certificado pela FAA (Federal Aviation Administration), abrindo caminho para a fase final de introdução ao serviço militar.
Os MH-139A serão usados em duas tarefas, transportar oficiais do governo dos EUA e também realizar a proteção de mísseis balísticos intercontinentais. Ambas as funções são hoje responsabilidade dos antigos Bell UH-1N.
A Boeing assinou contrato com a USAF para fornecer 80 helicópteros num pacote de US$ 2,4 bilhões em 2018. As aeronaves são montadas pela Leonardo em sua unidade da Filadélfia e então enviadas a Boeing, que faz sua adaptação para missões militares.
“O Gray Wolf é uma aeronave moderna e versátil que oferece maior alcance, velocidade e resistência do que o UH-1N Huey que substitui”, disse Mark Cherry, vice-presidente e gerente geral da Boeing Vertical Lift.
“Estamos entusiasmados que os quatro primeiros MH-139As tenham sido aceitos pela Força Aérea dos EUA”, disse Clyde Woltman, diretor executivo da Leonardo Helicopters nos EUA.