A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) oficializou nessa quinta-feira (27) a escolha da Boeing e SAAB para fornecer o T-X, novo jato de treinamento avançado. O contrato avaliado em US$ 9,2 bilhões inclui a aquisição de 341 aeronaves, 46 simuladores de voo e equipamentos de manutenção. As fabricantes ainda não definiram um prazo para a entrega dos primeiros aviões.
“O anúncio de hoje é a culminação de anos de foco inabalável de equipes da Boeing e da SAAB”, disse Leanne Caret, presidente e CEO da Boeing Defense, Space & Security. “É um resultado direto de nosso investimento conjunto no desenvolvimento de uma sistema centrado nos requisitos exclusivos da Força Aérea dos EUA. Esperamos que o T-X seja um programa de franquias durante grande parte deste século.”
O T-X será responsável por substituir a antiga frota de jatos de treinamento Northrop T-38 Talon, em operação nessa função com a USAF desde 1961. O novo modelo projetado pela Boeing e SAAB voou pela primeira vez em dezembro de 2016.
A Boeing e sua parceira de compartilhamento de risco, Saab, projetaram, desenvolveram e testaram em voo dois jatos totalmente novos e específicos – provando o design do sistema, a repetibilidade na capacidade de fabricação e treinamento.
Com o contrato aprovado, a Boeing agora vai iniciar os pedidos com seus fornecedores. Segundo a fabricante americana, mais de 90% das ofertas feitas a empresas nos EUA, o que deve gerar mais de 17.000 empregos em 34 estados.
A Boeing iniciou o programa T-X em 2010 e três anos depois ganhou a companhia da Saab, que passou a colaborar no desenvolvimento da aeronave – a força aérea da Suécia também está em busca de um novo jato de treinamento avançado.
O principal concorrente do T-X na disputa pelo contrato da USAF foi o jato de treinamento KAI T-50 Golden Eagle, desenvolvido pela Korea Aerospace Industries (KAI) em parceria com a Lockheed Martin.
Veja mais: Novo avião-tanque KC-46 Pegasus é aprovado nos EUA