A Boeing finalmente retomou as entregas do jato widebody 787 após 15 meses de paralisação. Como previsto, a American Airlines recebeu um 787-8, de matrícula N880BJ e que havia realizado o primeiro voo em 12 de junho de 2021 – o fato foi revelado nesta quarta-feira por Robert Isom, CEO da American Airlines.
“Este é um dia emocionante para a American Airlines, pois recebemos nosso primeiro Boeing 787-8 desde abril de 2021. O 787 é uma parte importante da frota da American e este é o primeiro dos nove 787 que esperamos receber neste ano. Obrigado à equipe da American Airlines que trabalhou para tornar o dia de hoje uma realidade e aos nossos colegas da FAA e da Boeing pelo trabalho durante o processo de revisão”, disse o executivo.
A retomada das entregas do Dreamliner ocorre após a Federal Aviation Administration (FAA) aprovar as mudanças no processo de fabricação da aeronave, que corrigiram problemas de qualidade detectados em 2020.
A autorização da agência só ocorreu dias atrás, permitindo que a Boeing voltasse a programar as entregas de cerca de 120 aeronaves que já estão prontas.
Segundo o FlightRadar24, o 787 N880BJ tinha um voo programado para as 15h (horário local) a partir de Charleston, fábrica onde a Boeing produz o jato, com destino à Victorville, na Califórnia.
A volta das entregas do 787 deve aliviar ainda mais a situação da Boeing, que já havia conseguido elevar a produção de 737 MAX no primeiro semestre para 31 aeronaves mensais.