A Boeing anunciou nessa quinta-feira (19) a entrega do primeiro 737-800BCF (Boeing Converted Freighter), aeronave convertida para transportar cargas baseada na terceira geração do 737, a série Next Generation – o jato está atualmente na quarta geração, chamada pela fabricante de 737 MAX. O cliente de lançamento do cargueiro é a GE Capital Aviation Services (GECAS) e o modelo será utilizado pelo West Atlantic Group, companhia com sede na Suécia que opera somente voos de carga.
O 737-800BCF, porém, não é um avião “zero km”. O que a Boeing oferece é um novo pacote de conversão para aeronaves que atualmente transportam passageiros. Nesse processo, todos os assentos e equipamentos da cabine são retirados e substituídos por esteiras de pallets para cargas. Outro item importante na modificação é a instalação de uma porta de carga no lado esquerdo da fuselagem, para o embarque de grandes volumes.
“Estamos entusiasmados por sermos o primeiro operador do 737-800BCF”, disse o executivo-chefe do West Atlantic, Fredrik Groth. “A capacidade adicional e a eficiência oferecida por esta nova aeronave proporcionarão benefícios reais aos nossos clientes e estamos muito satisfeitos em estar na vanguarda das entregas dessa nova tecnologia. Com o 737-800BCF, esperamos melhorar a confiabilidade, reduzir os custos operacionais das aeronaves e proporcionar um desempenho ambiental aprimorado”.
A West Atlantic receberá quatro aeronaves 737-800BCF nos próximos 11 meses e, uma vez entregue, a companhia contará com 23 aeronaves de carga Boeing 737. Os outros cargueiros operados pela empresa são os modelos 737-300SF e 737-400SF (da segunda geração do 737, a série Classic) convertidos pela AEI, empresa baseada nos Estados Unidos especializada na conversão de aeronaves de passageiros para o transporte de carga.
De acordo com a Boeing, o 737-800BCF transporta até 23,9 toneladas métricas de carga e tem autonomia para voar até 3.750 km.
A fabricante afirma já ter 45 pedidos e compromissos de sete clientes pelo novo 737 cargueiro. Além das GECAS, a aeronave também foi encomendada por empresas de carga como a China Postal Airlines, da China, e a LAS Cargo, da Colômbia.
E a Boeing aposta alto na conversão do 737 Next Generation. O Current Market Outlook da fabricante, estudo que aponta a necessidade de aeronaves no mercado mundial, prevê uma demanda por mais de 1.100 cargueiros como o 737 convertido nos próximos 20 anos.
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