Boeing entregou 480 jatos comerciais em 2022, alta de 41%

Apenas no 4º trimestre, fabricante entregou 152 aeronaves, 22 delas do 787 Dreamliner, que estava com a produção paralisada em boa parte do ano
Jatos Boeing 787 da Air Premia (Boeing)

A Boeing terminou 2022 com 480 jatos comerciais entregues, uma alta de 41% em relação a 2021, quando havia entregado 340 aeronaves.

O bom resultado foi obtido sobetudo graças ao 4º trimestre, quando a fabricante de aviões conseguiu entregar 152 jatos, 22 deles do 787 Dreamliner, cuja produção passava por ajustes exigidos pela FAA, a agência de aviação civil dos EUA.

O 737 foi, como esperado, o avião comercial mais entregue no ano passado, com 387 unidades, um crescimento de 47% se comparado a 2021.

Entre os widebodies, o 767 teve 33 aeronaves entregues, o 777, 24, e o 787, 31 aviões. Houve ainda cinco 747 enviados aos clientes, dois a menos que em 2021 – o maior avião comercial da Boeing está prestes a encerrar sua produção com a entrega da última aeronave fabricada.

“Trabalhamos muito em 2022 para estabilizar a produção do 737, retomar as entregas do 787, lançar o 777-8 Freighter e, o mais importante, cumprir nossos compromissos com os clientes”, disse o presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes, Stan Deal.

“À medida que a indústria aérea expande sua recuperação, estamos vendo uma forte demanda em toda a nossa família de produtos, particularmente o altamente eficiente 737 MAX e o 787 Dreamliner. Manteremos o foco em impulsionar a estabilidade em nossas operações e na cadeia de suprimentos enquanto trabalhamos para entregar para nossos clientes em 2023 e além,” concluiu o executivo.

Boas perspectivas em 2023

O resultado desde 2022 é o melhor desde 2018, quando a Boeing entregou 806 aeronaves comerciais. Naquela época, o 737 MAX ainda estava autorizado a voar, a despeito de um acidente fatal em outubro com um jato da Ethiopian Airlines.

Boeing 737 MAX da Southwest (Colin Brown)

No ano seguinte, após mais uma queda na Indonésia em março, toda a frota do jato de corredor único foi aterrada, fazendo com a que empresa estocasse dezenas de aviões prontos. Por conta disso, apenas 380 aeronaves foram entregues de todos os seus modelos em 2019.

Em 2020, o fundo do poço para a Boeing, em meio à pandemia do Covid-19 e os problemas na produção do 737 e do 787. Resultado: apenas 157 aeronaves entregues.

Já neste ano, a situação pode melhorar, com a normalização da linha de montagem do 737 MAX e as entregas de dezenas de Dreamliner prontos. Se conseguir certificar a versão 737 MAX 7, certamente a Boeing terá um ano mais ocupado.

Modelo 1º trim 2º trim 3º trim 4º trim 2022 2021 Dif. Var.
737 86 103 88 110 387 263 124 47%
747 1 2 2 5 7 -2 -29%
767 5 7 9 12 33 32 1 3%
777 3 9 6 6 24 24 0 0%
787 9 22 31 14 17 121%
Total 95 121 112 152 480 340 140 41%

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