Grande cliente da Airbus, a companhia aérea IndiGo pode fechar um acordo significativo por widebodies com a Boeing. Fontes da Reuters afirmam que a maior transportadora indiana está perto de fechar um pedido para 25 aeronaves 787 Dreamliner.
Com quase 60% do mercado doméstico de viagens aéreas na Índia, a IndiGo planeja expandir suas rotas internacionais e desde março avalia os widebodies 787 e também o A330neo, da Airbus.
Atualmente a frota da IndiGo é dominada por jatos da Airbus, dos quais possui 183 aeronaves entre modelos A320neo e A321neo. A companhia aérea também fechou um pedido recorde de 500 aeronaves de um corredor durante o Paris Air Show, em junho.
Além de 40 turboélices ATR, a IndiGo também opera dois Boeing 777-300ER alugados da Turkish Airlines, que também fornece as tripulações.
Rivalidade com a Air India
A empresa aérea ampliou sua malha internacional com voos para a África e Sudeste Asiático, chegando à Europa por meio de codeshare com transportadoras como a KLM, onde seu CEO, Pieter Elbers, trabalhou anteriormente.
A expansão internacional ocorre enquanto a rival Air India prepara um investimento volumoso em aviões e rotas, desde que foi assumida pelo Grupo Tata, em 2022.
Uma das mais tradicionais empresas aéreas do país, a Air India foi vendida pelo governo no ano passado após sofrer a concorrência de novatas como a IndiGo.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
No começo de 2023, a Air India anunciou dois acordos com Airbus e Boeing que somados chegam a 470 aeronaves e incluem também jatos de dois corredores.