Boeing estreita relação com alemães visando acordo de venda do P-8 Poseidon

Fabricante dos EUA assinou acordo com as empresas ESG e Lufthansa Technik para oferecem suporte e treinamento na aeronave de patrulhamento marítimo
P-8 Alemanha
P-8 Poseidon da Marinha da Alemanha (Boeing)

Embora o governo alemão ainda não tenha oficializado um acordo, é cada vez mais evidente a escolha do jato P-8A Poseidon como substituto dos turboélices P-3 Orion como aeronave de patrulhamento marítimo.

Um indício disso é a recente assinatura de um memorando entre a Boeing e as empresas alemãs ESG e Lufthansa Technik a fim de estudar a oferta de suporte técnico e treinamento para a aeronave, uma variante militar do jato comercial 737NG.

“O memorando de entendimento assinado pode levar a acordos mais definitivos caso a Alemanha escolha o P-8A Poseidon como sua próxima aeronave de vigilância marítima”, afirmou a Boeing.

Preferência pelo P-8

A Marinha alemã opera oito P-3C Orion que eram usados pela Holanda após a aposentadoria dos Atlantique de primeira geração.

França e Alemanha pretendem, no entanto, levar adiante o programa Maritime Airborne Warfare System (MAWS), uma variante de guerra submarina do Airbus A320neo. A falta de perspectivas sobre o projeto levou os alemães a buscar uma solução provisória após desistirem de reformar os turboélices Orion.

Em abril, o governo francês ofereceu quatro turboélices ATL 2 Standard 6, recentemente modernizados, mas a Marinha alemã considerou a proposta insuficiente já que as aeronaves possuem airframe e motores antigos.

Airbus A320neo de patrulhamento marítimo (Airbus)

O P-8A, por outro lado, já se encontra bem encaminhado graças à autorização do governo dos EUA para fornecimento de cinco unidades à Alemanha.

Um documento recente das Forças Armadas da Alemanha confirmou a preferência pelo avião da Boeing ao afirmar que “somente o P-8A Poseidon poderia garantir uma transição de capacidade perfeita e oportuna se um contrato de vendas militares estrangeiras fosse concluído antes da temporada de verão de 2021”.

Previous Post

Qantas agora prevê contar com 18 jatos E190 da Embraer

Next Post
Boeing 737 MAX 8 da Gol

Seis meses após retomar voos com 737 MAX, Gol chega a 10 aviões do modelo

Related Posts