A Marinha dos EUA concedeu à Boeing um contrato de US$ 3,4 bilhões para fornecer 17 aeronaves P-8A Poseidon para a Força Aérea Real Canadense e a Marinha Alemã.
O Canadá receberá 14 jatos de patrulha marítima que substituirão a frota atual de turboélices CP-140 Aurora, nome local do P-3 Orion. Os primeiros P-8A serão entregues a partir de 2026.
A Alemanha, por sua vez, terá três P-8 adicionais aos cinco aviões adquiridos em junho de 2021. As aeronaves serão operadas pela Marinha alemã a partir de 2025 e tomarão o lugar dos P-3 Orions do país.
“Estamos orgulhosos de adicionar o Canadá à lista de parceiros internacionais do P-8, bem como à frota alemã de aeronaves de patrulha marítima”, disse Philip June, vice-presidente e gerente do programa P-8A. “O Poseidon é uma aeronave comprovada, com mais de 600.000 horas de voo, que servirá bem o Canadá e a Alemanha no desafiador ambiente de segurança de hoje e nas próximas décadas.”
Segundo a Boeing, existem 200 P-8 atualmente em serviço ou sob contrato em nove países, incluindo Estados Unidos, Austrália, Índia, Reino Unido, Noruega, Nova Zelândia, República da Coreia, Alemanha e Canadá.