Enquanto em várias nações o 737 MAX voltou a operar nos últimos meses, como foi o caso do Brasil, a China permanece como o maior mercado a ainda manter a aeronave da Boeing proibida de realizar voos comerciais.
Num esforço para resolver o problema, a Boeing está enviando um dos protótipos do 737 MAX 7, prefixo N7201S, para Xangai a fim de realizar voos de validação junto à Civil Aviation Administration of China (CAAC), a autoridade de aviação civil do país.
A aeronave, que estava nesta quinta-feira em Honolulu, no Havaí, tem previsão de chegar ao país no sábado e iniciar os voos de avaliação na próxima segunda-feira, 11.
O avião N7201S é o mesmo que realizou os voos de testes com o FAA e outras agências de aviação civil no ano passado, durante as checagens realizadas para validar as modificações introduzidas pela Boeing.
A rota pelo Pacífico teria sido escolhida por conta da proibição do sobrevoo do 737 MAX pela Rússia, um caminho mais curto.
A Boeing não quis se pronunciar sobre a ida do 737 MAX 7 à China. Em resposta a alguns sites no exterior, a empresa afirmou apenas que “continua a trabalhar com reguladores globais à medida que completam seus processos de validação para entender melhor os aprimoramentos do avião”.
Segundo o Planespotters, existem atualmente 96 jatos 737 MAX na China em 13 companhias aéreas diferentes. A maior cliente da aeroanve no momento é a China Southern Airlines, com 24 unidades.
A frota aterrada no país representaria mais da metade dos aviões que estão fora de serviço no mundo. Estima-se que existam 450 737 MAX já entregues pela Boeing.
Veja abaixo as
companhias aéreas chinesas que possuem o 737 MAX
Companhia aérea | Aviões |
---|---|
9 Air | 1 |
Air China | 15 |
China Eastern Airlines | 3 |
China Southern Airlines | 24 |
Fuzhou Airlines | 2 |
Hainan Airlines | 11 |
Kunming Airlines | 2 |
Lucky Air | 3 |
Okay Airlines | 2 |
Shandong Airlines | 7 |
Shangai Airlines | 11 |
Shenzen Airlines | 5 |
Xiamen Airlines | 10 |
Total | 96 |