Jato supersônico de treinamento avançado, o T-7A Red Hawk obteve o Military Flight Release (MFR), certificação militar concedida pela Força Aérea dos EUA (USAF), disse a Boeing.
Graças à autorização, a aeronave está liberada para o primeiro voo com pilotos da USAF.
“O MFR afirma que todos os processos de aeronavegabilidade foram cumpridos para conduzir as operações de voo e teste do treinador avançado”, afirmou a empresa dos EUA.
O T-7A Red Hawk venceu a concorrência para substituir os Northrop T-38 Talon, jatos de treinamento que estão em serviço desde os anos 60.
Supersônico, o T-7A foi desenvolvido em conjunto pela Boeing e pela Saab e utiliza avançadas ferramentas digitais que reduziram o tempo de projeto.
Apesar disso, problemas com o acionamento do assento ejetável postergaram a entrada em serviço de 2025 para 2026.
Segundo o serviço, os testes de ejeção mostraram que o sistema de escape pode causar concussões nos pilotos, embora fontes na indústria consideram que a USAF teria instrumentado os manequins de forma errada.
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O Red Hawk foi projetado para acomodar pilotos de portes bastante diferentes e por isso seu sistema de ejeção precisa ser mais versátil.
Os primeiros jatos de produção em série devem ser contratados no orçamento do ano fiscal de 2025. A USAF deve adquirir entre 340 e 475 aeronaves da Boeing.