País que nos últimos anos vem investindo pesado em suas forças armadas, a Polônia agora está interessada na compra de caças F-15EX Eagle II, de acordo com o fabricante da aeronave, a Boeing.F-15EX
A informação foi revelada na última semana durante a exposição militar MSPO em Kielce, na Polônia. Detalhes da negociação, como a quantidade de aeronaves, preços e o cronograma de entregas, no entanto, ainda não foram divulgados.
Durante uma coletiva de impressa realizada no evento, Rob Novotny, diretor de desenvolvimento de negócios do programa F-15 da Boeing, reconheceu o interesse dos poloneses da nova versão do F-15, mas que ainda “não há negociações ou acordos contratuais, apenas algumas conversas com a Força Aérea Polaca”.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Embora tenha confirmado recentemente a aquisição de caças F-35A da Lockheed Martin e de jatos de ataque FA-50 da Korean Aerospace Industries (KAI), Varsóvia busca de uma aeronave superioridade aérea de grande capacidade.
Comandante da Força Aérea Polaca, o major-general Ireneusz Nowak declarou no ano passado que o país deveria “ter 160 aviões de combate”, algo como 10 esquadrões. De acordo com o Breaking Defense, essa necessidade poderia levar a Polônia a adquirir entre 32 e 48 aeronaves para ativar mais dois ou três grupos de caça.
A página cita que o governo polonês também analisa outras opções de aeronaves, como o Eurofighter Typhoon e até uma participação no programa sul-coreano KF-21 Boramae da KAI, que atualmente está em processo de testes e certificação.
As primeiras versões do F-15 são operadas atualmente em sete países: Estados Unidos, Arábia Saudita, Japão, Coreia do Sul, Catar, Cingapura e Israel. Recentemente, a Indonésia selou um pré-acordo com a Boeing para comprar até 24 caças da série F-15EX.