O programa de certificação do Boeing 777-9 deverá contar novamente com sua quarta aeronave de testes.
A fabricante reativou o protótipo WH004 (N779XZ) em suas instalações em Everett. O widebody de testes deve voltar a voar em breve, segundo o @b77xlovers, que acompanha as aeronaves.
O imenso bimotor está sem voar há três anos e quatro meses após ter se juntado ao programa desenvolvimento do 777X em setembro de 2020.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Sem a pintura característica das aeronaves de teste da Boeing, o WH004 exibe uma fuselagem branca, apenas com o logo da fabricante aplicado.
O jato N77XZ é responsável pelos testes do sistema de controle ambiental, ruído e voos de longa distância ETOPS.
A Boeing retomou os voos de certificação junto à FAA (Federal Aviation Administration) em janeiro após uma pausa iniciada em agosto do ano passado, trincas nos thrust suportes foram encontradas.

Os três outros aviões de teste têm voado com regularidade. Na sexta-feira, 11 de abril, o N779XX fez um voo de 4 horas e 16 minutos a partir do Seattle Boeing Field enquanto o N779XY partiu do mesmo aeroporto para Moses Lake.
O terceiro 777X (N779XW) está desde o começo de abril em Clinton, no Oklahoma, após uma temporada de voos em Roswell.
A Boeing planeja obter a certificação de tipo do 777-9 entre o final do ano e o começo de 2026. Há mais de 480 pedidos em carteira, segundo a empresa, incluindo as variantes 777-8 e 777-8F (cargueira)