Ainda às voltas com os problemas de fabricação do 787 Dreamliner, a Boeing confirmou que está desenvolvendo uma nova variante do modelo 787-10 com maior alcance e carga paga.
A nova versão foi revelada pelo CEO da divisão de aviões comerciais, Stan Deal, ao jornal The Seattle Times. Segundo o executivo, a intenção é fazer o Dreamliner ser mais competitivo contra o Airbus A350-900.
Atualmente, o maior dos 787 tem um peso máximo de decolagem (MTOW) de 254 toneladas, contra 280 toneladas do rival da Airbus.
Embora consiga levar quase o mesmo número de passageiros que o A350, o 787-10 possui um alcance bem inferior, de 11.730 km contra 15.000 km do jato da Airbus.
No entanto, Deal não deu mais detalhes sobre as mudanças que o widebody deverá passar para ampliar a capacidade de combustível nem quando a nova variante será lançada no mercado.
As vendas de widebodies de grande capacidade estão bastante baixas nos últimos anos, em parte por conta da pandemia do Covid-19. A grande demanda atualmente tem sido por aviões de um corredor com longo alcance e capacidade de passageiros, notadamente o A321XLR, que tem feito a Airbus fechar seguidos acordos.
A Boeing, por sua vez, oferece o 737 MAX 10, mas que não oferece uma performance nem perto da família A320neo. Deal, entretanto, descartou o lançamento de um novo modelo tão cedo.
A fabricante dos EUA pretende recuperar as vendas e resolver seu vários problemas antes de planejar uma aeronave do zero.