Boeing recebe MD-90 que passará por transformação radical com asas ultrafinas

Jato comercial da McDonnell Douglas será transformado no modelo experimental X-66A em projeto da NASA para reduzir em 30% o consumo de combustível
MD-90 que será transformado no avião de testes X-66A (Boeing)

A Boeing confirmou nesta quinta-feira, 17 de agosto, o recebimento do jato MD-90, que será convertido no avião de testes X-66A, destinado a avaliar o conceito da asa treliçada transônica (em inglês, Transonic Truss-Braced Wing – TTBW). A adaptação da aeronave faz parte do projeto Sustainable Flight Demonstrator (Demonstrador de Voo Sustentável) da NASA.

O antigo jato comercial da McDonnell Douglas (marca incorporada pela Boeing na década de 1990), proveniente de Victorville, voou até a unidade da Boeing em Palmdale, na Califórnia, onde passará por modificações para incorporar o conceito TTBW.

O X-66A é mais um dos “X-Planes” da NASA, sendo o pioneiro em auxiliar a indústria aeroespacial dos Estados Unidos a atingir a meta de emissão líquida zero de gases de efeito estufa. Segundo a fabricante, a transformação da aeronave deve começar em breve, e os testes em solo e de voo têm início programado para 2028.

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“Este é um marco importante no projeto Sustainable Flight Demonstrator, reforçando o compromisso da Boeing com a sustentabilidade e avançando no processo de avaliação e validação do projeto de asas TTBW”, declarou Todd Citron, diretor de tecnologia da Boeing.

Prestes a ser modificado, o MD-90 N931TB operou com companhias aéreas da China e com a Delta Air Lines (Boeing)

O MD-90 com registro N931TB enviado para a modificação foi entregue originalmente à companhia China Northern Airlines, em 1999. A aeronave ainda voou em serviço com China Southern Airlines e a Delta Air Lines até ser adquirido pela Boeing em 2021.

Asas ultrafinas

O conceito TTBW consiste em asas ultrafinas e de maior envergadura sustentadas por suportes. Segundo a Boeing, essa tecnologia, aliada a outros avanços tecnológicos esperados, podem reduzir o consumo de combustível e as emissões dos aviões em até 30%.

Embora pareça uma novidade, a Boeing e a NASA estudam esse conceito há mais de um década por meio do Programa Subsonic Ultra Green Aircraft Research (Pesquisa de Aeronaves Ultraverde Subsônicas, ou SUGAR na sigla em inglês).

Concepção artística do X-66A com a asa treliçada transônica (Boeing)

“Nós da NASA estamos animados para iniciar o trabalho com a Boeing na aeronave X-66A no projeto Sustainable Flight Demonstrator, que faz contribuições importantes para a aviação atingir a sua meta de zero emissão líquida de gases de efeito estufa até 2050”, disse Ed Waggoner, vice-administrador associado de programas desenvolvidos pela NASA Aeronautics Research Mission Directorate.

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