A Boeing conseguiu reverter uma constante queda no número de jatos comerciais encomendados no mês passado. A fabricante dos EUA voltou a acumular vários pedidos, incluindo uma nova leva de aviões-taquen KC-46 para a Força Aérea dos EUA. Segundo dados da empresa, foram recebidos 82 pedidos de aeronaves, 39 deles do modelo 737 MAX, que há dois anos havia sido aterrado por problemas de segurança.
Sem contar as aeronaves militares, a Boeing teve um total de 55 jatos encomendados – além do MAX foram fechados acordos para quatro 787 Dreamliner (para clientes não identificados), 11 unidades do 777X para a Singapore Airlines e um 747-8, que estava estocado e que deverá ser convertido para transporte VIP.
Dos 737 MAX, 25 unidades foram encomendadas pela United Airlines enquanto as demais não tiveram os clientes revelados pela Boeing. A Singapore, por sua vez, já havia informado sua decisão de converter pedidos de 787 para o maior dos 777.
Com isso, o backlog de aeronaves comerciais da Boeing voltou a crescer após mais de um ano de queda. Segundo a empresa, são 4.978 aeronaves pendentes de entrega, porém, ajustes contábeis retiram desse total 937 aviões, sobrando então 4.041 unidades.
Nessa lista de pedidos não garantidos estão 759 jatos 737 MAX, 124 777X e 54 787 Dreamliner. O widebody continua sem ter unidades entregues pelo quarto mês seguido.
A Boeing passa por problemas de qualidade em sua linha de montagem do Dreamliner e por isso teve que suspender as entregas enquanto corrige essas falhas.
A respeito de entregas, a empresa voltou a ficar atrás da Airbus. No mês passado foram entregues 22 jatos, incluindo duas aeronaves de uso militar. Entre os modelos civis estão 18 737 MAX, um 777-300ER e um cargueiro 767-300F.
Confira a lista de entregas de fevereiro
Cliente | País | Modelo | Motor | Quantidade |
---|---|---|---|---|
Aeroflot – Russian Airlines | Russian Federation | 777-300ER | GE | 1 |
Air Lease Corporation | USA | 737 MAX | CF | 2 |
Alaska Airlines | USA | 737 MAX | CF | 1 |
American Airlines | USA | 737 MAX | CF | 1 |
BDS U.S. Navy (P-8A Poseidon) | USA | 737-800A | CF | 1 |
BDS USAF Tanker Program | USA | 767-2C | PW | 1 |
Business Jet / VIP Customer(s) | USA | 737 MAX | CF | 1 |
Copa Airlines | Panama | 737 MAX | CF | 2 |
SMBC Aviation Capital | Ireland | 737 MAX | CF | 1 |
Southwest Airlines | USA | 737 MAX | CF | 5 |
TUI Travel PLC | United Kingdom | 737 MAX | CF | 1 |
United Airlines | USA | 737 MAX | CF | 3 |
UPS | USA | 767-300F | GE | 1 |
WestJet | Canada | 737 MAX | CF | 1 |
Pedidos em fevereiro de 2021
Cliente | Modelo | Motor | Ano | Quantidade |
---|---|---|---|---|
BDS USAF Tanker Program | 767-2C | PW | 2021 | 27 |
Singapore Airlines | 777X | GE | 2021 | 11 |
Unidentified Customer(s) | 737 MAX | CF | 2021 | 14 |
Unidentified Customer(s) | 747-8 | GE | 2021 | 1 |
Unidentified Customer(s) | 787-10 | RR | 2021 | 4 |
United Airlines | 737 MAX | CF | 2021 | 25 |