O projeto “Quiet Bird” da Boeing permaneceu escondido por 50 anos (Boeing)
A Boeing tomou gosto por revelar segredos de seu passado. Um tempo após revelar imagens de testes secretos com motores que seriam utilizados no jato comercial 747, a fabricante desta vez mostrou um de seus projetos mais confidenciais: o Model 853 “Quiet Bird”, um estudo sobre aviões “invisíveis” iniciado entre 1962 e 1963, a pedido do então presidente John F. Kennedy.
Um avião “invisível” pode ser visto a olho nu, mas não por um radar. Isso significa que a aeronave entre no espaço aéreo de um país sem ser rastreada, o que permite os chamados ataques “stealth” (“furtivo”). O Quiet Bird foi um dos primeiro estudos da Boeing nesse campo, que nos anos seguintes seria explorado com intensidade até originar uma série de aeronaves, como o caça F-22 Raptor e o bombardeiro B-2 Spirit.
Como explicou a Boeing, que cedeu as imagens ao website Foxtrot Alpha, o Quiet Bird foi, a princípio, proposto para atuar como aeronave de observação e espionagem. Como não poderia ser detectado por radares e outros sensores, o fabricante não previa uma grande performance. O objetivo principal era aprender a como fazer um avião invisível.
As patentes de equipamentos e técnicas criadas a partir do Quiet Bird e que posteriormente foram aplicadas em outros projetos foram mantidas em segredo até a década de 1990. A aeronave tem soluções como saídas de escape do motor com defletores de temperatura, o que permitia passar despercebido por sensores infra-vermelhos, e finas entradas de ar para o motor, mantendo o perfil da fuselagem liso e contínuo.
Veja mais: Como funcionam os aviões invisíveis
O modelo construído pela Boeing é uma versão em escala reduzida, com cerca da metade do que seria necessário para fazer o Quiet Bird voar carregado e tripulado. Após uma série de ensaios em túnel de vento e com sensores de detecção, o projeto deu espaço a estudos mais avançados e a maquete foi destruída na década de 1970.
Os aprendizados obtidos com esse protótipo foram extremamente valiosos para o desenvolvimento de algumas das maiores avançadas aeronaves e drones da atualidade.
Veja mais: Boeing dobra capacidade de armas do caça F-15
Os aviões são invisíveis ao radar, mas os chineses desenvolveram outro método de detecção. Quem tem televisão com antena percebe um tremor na imagem quando passa um avião. Essa interferência não depende da forma do avião, podendo ser usada para a detecção.
na verdade foram os russos q conseguiram detectar os 1 avioes tidos comos invisiveis
Quer dizer então que nossos televisores tem mais essa função “DETECTA AVIÃO INVISÍVEL”,,, e é bem na hora do jogo,,,
Se não me engano houve abatimento de aviões invisíveis no Iraque e na antiga Iugoslávia. No Iraque, se não me falha a memória, criaram um dispositivo de ondas curtas que os detectava.
Os russos ja usam este sistema de deteccao a decadas. procure por Duga-3 no google
Há tempos os franceses já descobriram tecnologia de como detectar aeronaves stealth.
Parabéns Ernesto. Se colocar bombril pega até os sinais da Apolo 13.
provavelmente ele é da mesma classe do a-12 não tem a tecnologia stealth do f-22 f-117 ele deve vim da base do stealth alemão Go-229 que usava fundo chato e carbono para absorver as ondas do radar alem do motor na parte de cima para diminuir o ruido pois ambos são de 1962 quando o matematico Petr Ufimtsev avia acabado de criar a maneira de desviar o sinal do radar os americanos iriam demorar um tempo para pegar essa ideia os primeiros stealth usavam mais velocidade ou grandes altitudes para não serem interceptados hoje em dia radares uhf como os de israel,austrália ate a servia já conseguiram detectar stealth
Que bom mais armas para destruir a humanidade
é moleza fazer umas gambiarras dessa no fundo do meu quintal