A Aurora Flight Sciences, subsidiária da Boeing para estudos avançados, revelou nesta segunda-feira, 20, um projeto de aeronave conceitual para o programa SPRINT*, levado a cabo pela agência governamental DARPA.
Trata-se de um aeronave de alta velocidade e elevação vertical ainda sem denominação. As imagens divulgadas pela Aurora mostram um veículo do tipo asa integrada com a fuselagem, com cauda em V e propulsão a jato, mas que incorpora a configuração “fan-in-wing” (ventiladores nas asas), com três rotores para elevação vertical.
Uma animação mostra a aeronave X com as portas dos fans sendo fechadas, além de entradas auxiliares para o motor a jato. O modelo apresentado não é tripulado, mas Aurora não divulou suas dimensões.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Segundo a empresa, a aeronave conceitual será capaz de atingir 450 nós (833 km/h). A Aurora diz ainda que a configuração permitirá operações convencionais e de decolagem e pouso curtos.
“A Aurora e a Boeing trazem experiência relevante em plataformas de asas combinadas, configurações VTOL de alta velocidade e desenvolvimento de aeronaves militares”, disse Larry Wirsing, vice-presidente de desenvolvimento de aeronaves da Aurora Flight Sciences. “O programa DARPA SPRINT é uma excelente oportunidade para continuar nossa história de avanços em programas de demonstração de tecnologia que permitem novas capacidades para as forças armadas dos EUA”.
A conclusão da revisão do projeto preliminar deverá ocorrer por volta de maio de 2025 e o voo inaugural, dentro de 36 meses.
* Speed and Runway Independent Technologies, ou Tecnologias independentes de velocidade e pista