A Boeing não sofre apenas com entregas atrasadas do 737 MAX, causadas por falhas na linha de montagem. A fabricante dos EUA também não tem conseguido enviar os cargueiros 777F para seus clientes nos últimos meses.
Segundo o jornal The Seattle Times, a Boeing tem 11 777F “planadores” em sua fábrica, aeronaves cuja montagem principal está concluída, mas que não receberam motores.
No primeiro trimestre de 2024, a Boeing não havia entregue nenhum desses cargueiros, capazes de transportar até 102 toneladas de carga.
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O primeiro 777F entregue neste ano só voou para seu cliente, a Eva Air Cargo, na segunda-feira, 8 de abril.
Segundo o jornal, a Boeing e a GE, fornecedora dos motores, atribuíram os atrasos aos problemas na cadeia de suprimentos.
777F deixará de ser produzido
O atraso nas entregas teria um impacto financeiro de mais de US$ 1 bilhão já que cada 777F tem um preço médio de US$ 105 milhões.
A fábrica de Everett, onde são feitos os 777F, concluiu a montagem de seis widebodies cargueiros em março.
Em 2023, a Boeing entregou 26 777F, aeronave que terá a produção encerrada em 2027 em virtude da nova legislação ambiental da OACI.
A Boeing irá substituir o 777F pelo 777-8F, com capacidade para até 113 toneladas de carga útil.
Para certos pontos de vista tudo é culpa da Boeing.