O caça F/A-18E/F Super Hornet ganhou uma sobrevida de dois anos com um novo contrato de aquisição pela Marinha dos EUA junto à Boeing.
O novo acordo no valor de US$ 1,137 bilhão foi revelado em 19 de março e prevê a fabricação de 10 F/A-18F do Lote 46 além de outros dois F/A-18F e cinco F/A-18E do Lote 47.
Segundo o Departamento de Defesa, a maior parte dos trabalhos ocorrerá nas unidades de Hazelwood, no Missouri (46,7%) e El Segundo, na Califórnia (35,8%), mas também com outras localidades com menor participação incluindo o Canadá.
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O prazo para conclusão do novo programa é abril de 2027, mantendo o caça de 4ª geração em produção por mais algum tempo.
Fim de produção em 2025
A Boeing havia declarado em fevereiro de 2023 que planejava encerrar a linha de montagem do Super Hornet no final de 2025 caso não fechasse nenhum acordo novo.
Até pouco tempo atrás, a fabricante disputava um pedido da Marinha da Índia para equipar seu novo porta-aviões Vikrant com caças.
A Boeing até realizou testes com decolagens em ski-jump com o F/A-18 para comprovar a capacidade, porém, a Índia selecionou o Dassault Rafale M em julho do ano passado.
Versáteis, os Super Hornet assumiram o papel de várias aeronaves embarcadas como o F-14 Tomcat, o Hornet de primeira geração e os aviões de ataque A-7 Corsair e A-6 Intruder, incluindo a versão de guerra eletrônica EA-6B.