Boeing vai indenizar United Airlines após jatos 737 MAX 9 serem proibidos de voar

Companhia aérea dos EUA chegou a um acordo sigiloso com a fabricante para receber compensação pelos danos financeiros no 1º trimestre, disse a empresa nesta quarta-feira
Boeing 737 MAX 9 da United Airlines
Boeing 737 MAX 9 da United Airlines (Greg Gayden)

A United Airlines confirmou nesta quarta-feira, 17, que chegou a um acordo com a Boeing em 14 de abril para ser indenizada pelos problemas que afetam o 737 MAX.

A companhia aérea, uma das maiores dos EUA, afirmou que a fabricante irá pagar uma soma não revelada para cobrir danos financeiros causados pelo aterramento dos seus 79 aviões 737-9, solicitado pela FAA, a agência de aviação civil do país.

As aeronaves tiveram que passar por inspeções após um 737 MAX 9 da Alaska Airlines ter perdido um tampão de porta em pleno voo em janeiro.

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Em seu relatório de resultados do 1º trimestre, a United Airlines havia admitido um prejuízo de US$ 200 milhões pela paralisação da frota de aeronaves da Boeing.

“Em 14 de abril de 2024, a empresa celebrou acordos confidenciais com a Boeing com relação à compensação por danos financeiros incorridos no primeiro trimestre de 2024 devido ao encalhe da aeronave Boeing 737 MAX 9 pela Administração Federal de Aviação”, disse a United.

Atraso do 737 MAX 10

Além do problema com 737-9, a companhia aérea também relatou um acordo com a Boeing para compensar o atraso na certificação do 737 MAX 10, maior variante da aeronave e que tinha previsão de entrada em serviço em 2024.

Segundo a United Airlines, a compensação oferecida pela Boeing será feita por memos de crédito para uso em futuras aquisições de aeronaves.

Primeiro 737 MAX 10 da United Airlines
Primeiro 737 MAX 10 da United Airlines (Boeing)

“A companhia planeja contabilizar esses acordos como uma redução na base de custo das aeronaves Boeing 737 MAX 9 entregues anteriormente e entregas futuras das aeronaves MAX 9 e MAX 10 que, espera-se, reduzam as futuras despesas de depreciação associadas a estas aeronaves”, acrescentou a transportadora.

A despeito do acerto com a Boeing, a United decidiu expandir sua frota de Airbus A321neo, aeronave rival do 737 MAX 10, enquanto converteu parte dos pedidos do modelo para a versão 737-9.

A Boeing já havia acertado um acordo com a Alaska Airlines em março em que indenizou a empresa aérea em cerca de US$ 160 milhões como uma compensação inicial.

Espera-se que outros clientes como Aeromexico e Copa Airlines também sejam compensados pelos problemas com o 737 MAX 9 em breve.

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