O portal AIN informou nesta semana que a Boeing fechou a venda do último 747-8 para um cliente VIP. Segundo a página, a aeronave foi negociada no mês passado, mas a fabricante norte-americana não revelou a identidade do comprador, nem quando o jato será concluído e entregue.
A venda deste último 747 em versão executiva pode ter marcado o “fim de uma era de opulência” na aviação privada, como frisou a publicação. Conforme já anunciado pela Boeing, a produção do icônico “Jumbo” será encerrada em definitivo em 2022.
Os aviões executivos da Boeing são oferecidos pela divisão Boeing Business Jets (BBJ). O catálogo inclui os modelos BBJ MAX (baseado no 737 MAX), BBJ 777, BBJ 787, BBJ 747-8 e o novo BBJ 777-8, que ainda não chegou ao mercado. A cabine VIP dessas aeronaves, no entanto, são construídas e instaladas por outros fornecedores.
O AIN lembra que existem três nomes no mercado com experiência na criação de cabines executivas para o 747-8: AMAC Aerospace, Jet Aviation e Lufthansa Technik. Nenhuma das empresas, contudo, confirmou se foi contratada para equipar o último Jumbo privado.
A Boeing ainda soma 13 pedidos pelo 747-8, todos eles de empresas cargueiras. Outras duas células que foram concluídas, mas que acabaram sem compradores, serão convertidas para a função de aviões presidenciais dos EUA, o famoso “Air Force One”.