O contrato da Boeing com a Força Aérea dos EUA (USAF) para fornecimento de aviões-tanque KC-46A Pegasus segue atribulado.
A fabricante enviou mais duas aeronaves do tipo em 31 de maio após um intervalo sem entregas de dois meses.
Agora a Força Aérea tem 84 desses aviões reabastecedores que começaram a ser entregues em 2019.
No entanto, problemas crônicos identificados pela USAF têm complicado a disponibilidade do Pegasus, o mais recente deles envolvendo a lança de reabastecimento.
Em abril, a Força Aérea notou um problema em um fio de trava da porca do cardã que movimento a lança. Desde então, a Boeing teve que rever o processo de fabricação para identificar e corrigir a falha.
Os dois novos KC-46A entregues em maio acabaram aceitos, mas a USAF espera por uma solução definitiva para o problema.
O orçamento do ano fiscal de 2024 (entre outubro de 2023 e setembro de 2024) prevê a entrega de 15 jatos, mas até agora foram enviados dez aeronaves.
Contrato com preço fixo
Em 2019 a Boeing enviou 27 KC-46 para a Força Aérea, mas vários problemas têm feito essa cadência ser reduzida. Um deles se refere ao sistema de visão aprimorada, que permite aos operadores de reabastecimento monitorarem o trabalho de forma remota.
Ele será substituído por uma versão aprimorada (RVS 2.0), mas que só será entregue a partir de 2026.
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A Boeing fechou um contrato com a Força Aérea em 2011 para converter o Boeing 767-200 em aeronave de reabastecimento aéreo substituta dos velhos KC-135 e KC-10.
No entanto, o acordo tem um preço fixo e a fabricante já acumula prejuízos elevados com o programa.