Mais um aspecto desconhecido do bombardeiro furtivo B-21 Raider parece ter sido descoberto por acaso dias atrás. O fotógrafo que flagrou o primeiro protótipo da Northrop Grumman na pista da Planta 42, em Palmdale (Califórnia), compartilhou imagens em alta resolução que revelam duas “barbatanas” sobre as asas da aeronave.
Segundo o The Aviationist, as duas “lanças” supostamente retráteis podem ser entradas de ar auxiliares da aeronave, um recurso existente também no B-2 Spirit.
A forma do mecanismo, contudo, surpreende já que não se parecem com entradas de ar. Uma hipótese é que elas tenham uma função de desviar o fluxo de ar para dentro das entradas de ar dos motores em vez de servirem como aberturas extras.
Por conta do formato de asa voadora e as características furtivas (invisível ao radar), o B-21 possui as entradas de ar dos motores bastante escondidas para reduzirem a assinatura de radar.
A configuração, no entanto, prejudica o direcionamento do fluxo de ar em certas fases de decolagem e voo, como ângulos de ataque mais pronunciados.
Dois motores em vez de quatro
A solução pensada pela Northrop Grumman no pioneiro B-2 foi instalar duas entradas de ar auxiliares retráteis sobre as entradas principais dos motores.
Desta vez, a empresa parece ter repensado a configuração. A existência de dois ‘espinhos’, como chamou o autor das fotos, também levou o site a sugerir que o B-21 Raider é uma aeronave de dois motores em vez de ter quatro turbofans como o B-2.
Por seu porte menor e características voltadas a oferecer uma autonomia maior, a hipótese de o B-21 ter apenas dois motores é bastante válida.
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O autor das fotos também compartilhou uma informação interessante, o código da aeronave,usado em transmissões de rádio: “LEAHI65”.
A Northrop Grumman está nos preparativos finais para realizar o voo inaugural do novo bombardeiro nuclear e que pode ocorrer até o final deste ano.