Bombardeiro ‘invisível’ B-2 ganha atualização tecnológica antes de ser aposentado

A fabricante Northrop Grumman adicionou pacote com novos displays, hardware e sistemas de arquitetura de missões aberta para que aeronave da Força Aérea dos EUA aprimore sua capacidade de combate
Bombardeiro B-2 Raider
Bombardeiro B-2 Raider

A Northrop Grumman, enquanto desenvolve o novo B-21 Raider, anunciou uma atualização importante para o bombardeiro furtivo (invisível aos radares) B-2 Spirit.

A aeronave da Força Aérea dos EUA (USAF) recebeu o pacote “Spirit Realm 1” (SR 1), que compreende novos displays, hardware, mas sobretudo uma arquitetura aberta de sistemas de comunicações e armas.

Com ela, o B-2, uma aeronave “analógica” projetada nos anos 80, poderá receber atualizações em tempo real de softwares como é previsto no projeto do B-21, seu substituto.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Onze bombardeiros B-2 Spirit realizaram um voo conjunto em abril
Os Estados Unidos têm apenas 19 B-2 ativos após perder duas aeronaves (USAF)

Segundo a companhia, o SR 1 foi desenvolvido dentro da fábrica de software B-2 Spirit Realm. A atualização deverá ser incorporada pelos 19 bombardeiros ativos já que duas aeronaves foram perdidas em acidentes.

“Estamos implementando rapidamente capacidades com zero defeitos de software por meio do ecossistema de desenvolvimento da fábrica de software e melhorando ainda mais a eficácia da missão da frota B-2”, disse Jerry McBrearty, diretor e gerente interino do programa B-2, da Northrop Grumman. “A metodologia ágil do SR 1 apoia diretamente a iniciativa da Força Aérea de adaptar novas capacidades na aeronave, executando a missão hoje.”

À espera da aposentadoria

Em serviço desde 1997, o B-2 completou 35 anos de seu voo inaugural em 17 de julho. A aeronave furtiva em forma de asa voadora é o projeto mais caro da história da aviação.

A Força Aérea dos EUA depende do Spirit para ataques de penetração , além de ser um dos aviões aptos a transportar armas nucleares.

O B-21 em voo: trem de pouso aparece recolhido pela primeira vez
O B-21 em voo: substituto do B-2 a caminho

Segundo a USAF, com o novo sistema de arquitetura aberta, o B-2 poderá receber atualizações em intervalos de três meses em vez de dois anos, pelo método anterior.

A atualização também dará ao bombardeiro a capacidade de lançar novos armamentos e que dependem de informações enviadas em tempo real sobre os alvos.

O B-2 deverá ser aposentado à medida que o B-21, outra asa voadora furtiva, entre em serviço até o final da década, mas não há um prazo claro sobre quando isso ocorrerá.

 

Total
0
Shares
Previous Post
O A321XLR com motores CFM (Ricardo Meier)

‘Terror’ dos widebodies, Airbus A321XLR é aprovado para voo comercial

Next Post
Um dos E190-E2 da Royal Jordanian

Embraer teve 19 jatos comerciais entregues no 2º trimestre de 2024

Related Posts
Total
0
Share