A Força Aérea dos EUA (USAF) divulgou mais imagens inéditas do B-21 Raider, bombardeiro furtivo (invisível aos radares) de 6ª geração desenvolvido pela Northrop Grumman. Uma das fotos mostra a aeronave pela primeira vez de um ângulo lateral, revelando pontos ainda desconhecidos do projeto – a fabricante também liberou uma imagem semelhante, feita do lado esquerdo do avião (veja no final do texto).
Já com as insígnias da Base Aérea de Edwards, onde será testado em breve, o primeiro B-21 foi equipado com um enorme tubo de pitot do lado esquerdo do trem de pouso frontal.
Há também diversas marcações na fuselagem, como área de emergência, de assentos ejetáveis, além de pontos que podem envolver sensores.
A visão lateral do bombardeiro, feita ao ar livre, também permite notar o que parece ser o receptáculo de reabastecimento em voo, além de proteções ao redor dos exaustores dos motores e a concepção exótica das janelas do avião.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
As superfícies de controle do B-21 também são visíveis pela primeira vez, com três conjuntos independentes responsáveis pelos movimentos de rolagem, arfagem e guinada.
A USAF também divulgou uma imagem frontal de um Raider dentro de um hangar, mas não há como checar se é a mesma aeronave de teste – a Northrop Grumman tem alguns bombardeiros em produção em Palmdale, na Califórnia.
Na terça-feira, a Northrop Grumman confirmou que o B-21 iniciou o funcionamento do motor como parte de seu programa de testes em solo.
O primeiro voo do B-21 Raider deve ocorrer por volta do final do ano. A aeronave será então levada para Edwards, onde ocorrerão os principais testes de desenvolvimento.
A Força Aérea dos EUA espera receber os primeiros bombardeiros furtivos em meados da década, enquanto aposenta o B-1B Lancer e o B-2 Spirit, este o precursor das asas voadoras de ataque.