Bombardeiro mais avançado da história, B-21 Raider será revelado em 2 de dezembro

Anúncio foi feito pela sua fabricante a Northrop Grumman. Aeronave terá a missão de substituir o B-1B Lancer e o B-2 Spirit, o primeiro bombardeiro stealth a entrar em serviço no mundo
B-21 Raider: revelação no dia 2 de dezembro (Divulgação)

Em desenvolvimento há vários anos, o B-21 Raider, novo bombardeiro stealth (furtivo) da Força Aérea dos EUA (USAF), será revelado em 2 de dezembro, anunciou sua fabricante, a Northrop Grumman, nesta quinta-feira, 20.

A USAF já havia revelado que a apresentação pública da aeronave de 6ª geração ocorreria no início de dezembro, mas sem fornecer uma data exata.

O palco da revelação será o mesmo do seu antecessor, o B-2 Spirit, a chamada Planta 42, em Palmdale, Califórnia, onde a Força Aérea possui instalações de produção de aeronaves classificadas.

Assim como o B-2, também o B-21 possui o formato de uma asa voadora, uma proposta que foi defendida por anos por Jack Northrop, fundador da empresa que leva seu nome, hoje a associada à Grumman.

Ao menos 100 bombardeiros B-21 são esperados

Mesmo considerado um avião menor, o Raider promete um desempenho muito além do que está disponível hoje para a USAF. Segundo a Northrop Grumman, o B-21 poderá “penetrar nas defesas aéreas inimigas e atingir alvos em qualquer lugar do mundo”.

Em 22 de novembro de 1988, a USAF apresentou o B-2 ao público na Planta 42, em Palmdale, mesmo local onde o B-21 será revelado (USAF)

Ainda não está claro quantas aeronaves os EUA encomendarão, mas a meta é ter ao menos 100 bombardeiros, uma frota muito mais numerosa que a do caro B-2, que teve apenas 21 aviões construídos.

Três bases aéreas disputam o privilégio de ter o B-21 Raider como hóspede, Base Aérea de Ellsworth, na Dakota do Sul; a Base Aérea de Dyess, no Texas; e Whiteman, no Missouri, onde ficam hoje os B-2.

Embora exista mistério sobre suas reais formas, várias ilustrações divulgadas pelo governo do EUA e pela fabricante já dão uma boa ideia de como será o B-21, cuja missão será substituir não apenas o B-2 como o B-1B Lancer.

Outra certeza é a de que o novo bombardeiro estratégico será bem mais barato do que o B-2. A entrada em serviço é esperada para meados desta década.

 

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