O bombardeiro invisível aos radares B-21 Raider, considerado o avião militar mais avançado conhecido, decolou pela primeira vez da Planta 42 em Palmdale, na Califórnia, nesta sexta-feira, 10 de novembro.
Vídeo e imagens feitas por um fotógrafo comprovaram o feito, mais tarde confirmado pela Northrop Grumman, sua fabricante, e a Força Aérea dos EUA (USAF)
O jato em formato de asa voadora substituirá os bombardeiros B-1B Lancer e B-2 Spirit nos próximos anos.
Ver essa foto no Instagram
Segundo a Northrop Grumman, o B-21 não possui um protótipo como em outros programa. O jato que voou na sexta-feira é uma aeronave representativa da produção.
As imagens confirmam a impressão de que o B-21 é uma aeronave menor que o B-2 e mostram o bombardeiro pela primeira vez por um ângulo inferior – um caça F-16 fez o papel de “avião paquera”.
A Reuters divulgou fotos do B-21 no solo e logo após a decolagem, onde é possível notar as entradas de ar auxiliares abertas.
O voo ocorreu às 6h51, segundo a agência, o que não impediu que dezenas de curiosos se posicionassem próximos à pista para fraglar a aeronave.
A luz da manhã também foi útil para notar o perfil bastante volumoso das asas assim como da parte central da fuselagem, onde está o compartimento de armas. Além disso, diversas áreas com supostos sensores puderam ser vistas em detalhes.
O B-21 trazia as ínsignias da Base Aérea de Edwards e uma representação de Cérbero, cão de múltiplas cabeças da mitologia grega.
B-21 RAIDER FIRST FLIGHT 11-10-23 #RAIDER33 #B21Raider pic.twitter.com/3tEKudqDiw
— Matt Hartman (@ShorealoneFilms) November 10, 2023
Entrada em serviço esperada para meados da década
O novo bombardeiro assumirá o papel principal de vetor nuclear da Força Aérea dos EUA e foi concebido por meio de arquitetura aberta e ferramentas digitais, o que o credenciam ser “a primeira aeronave de sexta geração do mundo a alcançar os céus”, como disse a Northrop Grumman.
No momento, há seis aeronaves em estágios diferentes de produção em Palmdale e a Northrop espera obter o contrato de um novo lote de B-21 em breve.
Quanto ao avião de teste, o plano é que dentro de algumas semanas ele voe até a Base Aérea de Edwards, onde ocorrerá o programa principal de desenvolvimento.
A USAF espera colocar o B-21 Raider em serviço em meados da década de 2020.