Boom se prepara para o voo inaugural do demonstrador supersônico XB-1

Demonstrador servirá para testar e validar as tecnologias que estarão presentes no avião comercial supersônico Overture
XB-1 no deserto do Mojave: primeiro voo do demonstrador da Boom deve ocorrer em breve (Boom)

A Boom Supersonic, empresa dos Estados Unidos que projeta o “sucessor” do Concorde, anunciou nesta quinta-feira (24) que completou as etapas de desenvolvimento para executar o primeiro voo do demonstrador XB-1.

Semelhante a um caça, o XB-1 é um protótipo supersônico construído para testar e validar as tecnologias que estarão presentes no Overture, avião de passageiros da Boom que poderá voar a mais de 1.800 km/h (Mach 1.7, quase duas vezes a velocidade do som).

No início deste ano, o demonstrador foi transferido do hangar da Boom em Centennial, no estado do Colorado, para o Mojave Air & Space Port, no deserto de Mojave, na Califórnia, para continuar com os preparativos para o voo. A empresa diz que nesse período a aeronave passou por testes de solo, incluindo os primeiros ensaios de táxi.

O XB-1 é o primeiro avião proposto para voar acima da velocidade do som projetado de forma independente e sem financiamento governamental. Únicos jatos supersônicos comerciais do passado, o Concorde foi bancado pelos governos do Reino Unido e França, enquanto o Tupolev Tu-144 teve o apoio da antiga União Soviética.

“O recente progresso feito em direção ao primeiro voo do XB-1 reflete os esforços coletivos da equipe para construir e voar com segurança o primeiro jato supersônico desenvolvido de forma independente”, disse Blake Scholl, fundador e CEO da Boom Supersonic.

Concepção artística do Overture com  pintura da United Airlines, que pode ser o cliente de lançamento da Boom (Boom)

Permissão para voar

Além de avançar com os testes em solo, o XB-1 recebeu recentemente o certificado de aeronavegabilidade experimental da Administração Federal de Aviação (FAA). Com essa homologação, o demonstrador é autorizado a decolar e voar por uma área de ensaios.

Os pilotos da Boom, Bill “Doc” Shoemaker e Tristan “Gepetto” Brandenburg, também receberam as cartas de autorização da FAA para voar com o XB-1. O avião será testado na mesma região onde Chuck Yeager rompeu, pela primeira vez, a barreira do som com o Bell X-1, em 1947, como lembrou a fabricante.

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“É apropriado que o XB-1 esteja agora progredindo em direção ao primeiro voo no Mojave Air & Space Port, lar de mais de 50 primeiros voos e outros eventos de aviação significativos”, disse Shoemaker, que é o piloto-chefe de testes do Boom Supersonic. “Estou ansioso para voar o XB-1 aqui, aproveitando as conquistas de outros engenheiros e pilotos talentosos que nos inspiram todos os dias a tornar as viagens supersônicas populares.”

Na preparação para o voo, os pilotos de teste do Boom completaram centenas de horas no simulador para avaliação de aeronaves, desenvolvimento de operações, treinamento e avaliações de fatores humanos. Os aviadores também mantêm proficiência de voo em uma aeronave de treinamento T-38 Talon, a mesma aeronave que será usada como avião paquera em todos os ensaios aéreos do XB-1, informou a Boom.

Super-demonstrador

O demonstrador de tecnologia da Boom é impulsionado por três motores turbojato com pós-combustores J85-15 da GE Aviation. Versões mais antigas desse motor são empregadas, por exemplo, nos caças Northrop F-5 Tiger II, como os modelos operados pela Força Aérea Brasileira. Outro destaque do XB-1 é a fuselagem e asas construídas com fibra de carbono, material leve e muito resistente. Segundo dados da empresa, o protótipo é projetado para voar a 2.716 km/h (Mach 2.2).

O XB-1 é impulsionado por três motores turbojatos semelhantes aos empregados nos caças F-5 Tiger II (Boom)

A esguia aeronave pretende colocar em prática conceitos desenvolvidos pela Boom não apenas para superar a barreira do som como também confirmar a redução do boom sônico, um requisito indispensável para que a versão final do Overture possa sobrevoar áreas habitadas em velocidades de Mach 1,7 sem causar poluição sonora e outros incômodos.

Concebido para transportar entre 65 e 80 ocupantes, o Overture pode marcar o retorno dos aviões supersônico ao transporte comercial de passageiros. Apesar dos atrasos no desenvolvimento, a Boom planeja introduzir a aeronave no mercado até 2029. Embora ainda não tenha saído das pranchetas, o avião tem pedidos firmes e opções de compra das companhias aéreas American Airlines, Japan Airlines e United Airlines, além de outros dois clientes ainda não identificados.

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