A Boom Supersonic, startup dos EUA que desenvolve o avião de passageiros supersônico Overture, anunciou a contratação da empresa Advanced Integration Technology (AIT) para fornecer o ferramental da linha de montagem automatizada da aeronave.
A AIT será responsável pelo projeto, fabricação e instalação de ferramentas personalizadas para a Overture Superfactory, fábrica que será implantada a partir de dezembro em Greensboro, na Carolina do Norte.
Veja também:
O principal hardware fornecido pela AIT incluirá máquinas de perfuração automatizadas, equipamentos de transporte e configurações para posicionamento e junção de configurações.
A Boom mantém os planos de iniciar a produção do Overture, um jato para até 80 passageiros capaz de voar a Mach 1.7, em 2024, com o roll-out ocorrendo em 2025.
“A Advanced Integration Technology é líder reconhecida em ferramentas de montagem de aeronaves e estamos entusiasmados por trabalhar com eles para preparar a fábrica para a produção da Overture”, disse Chris Taylor, vice-presidente de fabricação da Boom. “Este pedido ajudará a garantir que a fábrica esteja pronta para o início da produção do Overture em 2024”.
Apesar disso, a empresa sediada em Denver ainda precisa encontrar um motor para o Overture após a Rolls-Royce abandonar a parceria no início de setembro.
A Boom, no entanto, diz que anunciará a empresa que fornecerá os motores do Overture até o final do ano. American Airlines e a United Airlines estão entre os possíveis clientes da aeronave após assinarem acordos iniciais.