Brasil e Índia estariam negociando troca de C-390 por caças Tejas

Jatos de combate indianos, que não têm clientes externos, poderiam substituir os F-5 enquanto Embraer fabricaria o cargueiro para a Força Aérea da Índia, diz site
O caça indiano Tejas
O caça indiano Tejas (IAF)

Brasil e Índia estariam em negociações para um acordo que envolveria a “troca” de caças indianos HAL Tejas MK-1A pelo avião multimissão Embraer C-390 Millennium.

A informação foi revelada pelo site indiano IDRW, mas sem citar fontes.

A possível parceria estratégica entre os dois países teria como foco fortalecer capacidades militares e estimular a indústria de defesa doméstica, diz o site.

A Força Aérea Brasileira (FAB) busca substituir sua frota envelhecida de jatos Northrop F-5 Tiger-II e AMX A-1, que deve ser aposentada até 2030.

Caças F-5EM e A-1M da FAB
Caça F-5 e o jato de ataque A-1 (FAB)

O Tejas, desenvolvido pela estatal Hindustan Aeronautics Limited (HAL), é uma opção atraente por ser um caça moderno, eficiente e mais acessível, complementando os avançados Saab Gripen E já em uso pela FAB.

Essa diversificação traria maior flexibilidade operacional, reduzindo a dependência de um único modelo de aeronave e ampliando as capacidades de combate aéreo do Brasil.

Além disso, o Tejas MK-1A reforça os esforços do país para equilibrar custo e eficiência na modernização da sua defesa.

Programa MTA

Por sua vez, a Índia demonstra interesse no Embraer C-390 Millennium para fortalecer suas capacidades de transporte aéreo. O modelo, conhecido por sua versatilidade e flexibilidade operacional, atenderia às necessidades da Força Aérea Indiana (IAF).

O país lançou o programa Multi-Role Transport Aircraft (MTA),que está em busca de aeronaves de transporte médio para missões logísticas e humanitárias (Lockheed C-130 Hercules e Airbus A400M também interessam aos indianos).

A Força Aérea Indiana pode encomendar até 80 C-390
A Força Aérea Indiana pode encomendar até 80 C-390

A Força Aérea do país estima encomendar de 40 a 80 aeronaves, o que significa ao menos dobrar os pedidos do C-390 atuais.

A Embraer já se prepara para ter uma montagem local em parceria com a empresa indiana Mahindra, caso ela seja vencedora. Esse movimento fortalece a iniciativa “Make in India”, promovendo a produção doméstica de equipamentos de defesa.

Recentemente, o Comandante da Aeronáutica esteve na Índia e afirmou que o Tejas seria uma opção válida como segundo caça.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Tupolev Tu-214

Não tão obsoleto: jato comercial Tu-214 voa com novos componentes russos

Related Posts
Total
0
Share