O Brasil em breve terá uma aeronave agrícola não tripulada e elétrica, que pretende revolucionar o mercado de aviação no agronegócio.
Trata-se do Pelican Spray, um avião autônomo da empresa californiana Pyka Inc., que fechou uma parceria com a brasileira SynerJet Corp. para oferecer no mercado nacional esta aeronave.
Já tendo obtido licença da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operar na aviação agrícola, o Pelican Spray será uma opção para reduzir os custos operacionais dos produtores rurais.
O Pelican Spray tem quatro motores elétricos nas asas, medindo 6,1 metros de comprimento e 11,6 metros de envergadura.
Segundo a Pyka, ele tem capacidade para 300 kg de carga ou 300 litros de produtos químicos, com área coberta de 18 metros.
Além disso, os quatro motores de 136 cavalos combinados são alimentados por uma bateria de lítio de apenas 18 kWh.
Ela garante alcance operacional de 35 a 45 minutos, com o Pelican Spray voando a 70 nós (130 km/h).
Classificado como Sistema Aéreo Não Tripulado (UAS) pela Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA, o Pelican Spray pode cobrir 90 hectares por hora com 10 litros de produto por hectare.
Com um sistema avançado de pulverização, a Pyka garante uma redução de 15% no uso de produtos durante a aplicação.
Mateus Dallacqua, diretor de Vendas e Inovação da Synerjet, comenta: “Esperamos vender pelo menos 20 unidades no primeiro ano e aumentar significativamente esse número, com a previsão de que o mercado possa absorver até 100 aeronaves por ano”.