O Brasil encomendou mais uma aeronave Airbus C295 de busca e salvamento (SAR) que, eventualmente, elevará a 15 unidades o número de aeronaves desse tipo em serviço pela Força Aérea Brasileira (FAB). No Brasil, o turbo-hélice militar foi designado pela FAB como C-105 “Amazonas” e SC-105 na versão SAR.
Esse pedido constitui a ativação de uma opção inserida em um contrato anterior de 2014. A encomenda foi assinada no final do ano passado e, portanto, será incorporada à carteira de pedidos da Airbus registrados em 2017. As três aeronaves SAR servirão ao lado de 12 C295s configurados para transporte que já foram entregues.
O primeiro dos três aviões SAR foi entregue no ano passado e realizou um tour de cinco semanas por quatro continentes antes de chegar ao Brasil.
Fabricado na Espanha, o SC-105 é equipado com vários recursos de última geração como radar com abertura sintética, imageamento por infravermelho e integração de sistemas e pode monitorar até 640 alvos num raio de 370 km. Segundo a FAB, o Amazonas é capaz de reconhecer um objeto com um tamanho de um bote se movimentando em até 139 km/h.
A aeronave conta com o sistema eletro-óptico FLIR com câmera de baixa luminosidade com zoom de 18 vezes além de sensor infravermelho com capacidade de ampliação de 71 vezes. O aparelho de matrícula FAB 6550 é baseado em Campo Grande, com o Esquadrão Pelicano.
O novo avião de busca e salvamento da FAB foi um dos meios utilizados na tentativa de localizar o submarino ARA San Juan, da marinha argentina, desaparecido em novembro de 2017.
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E o kc-390?
O KC-390, assim como o C295 também executará missões de transporte de carga e tropa. O C 295 executará missões de busca e salvamento, o KC também, porém acredito que os equipamentos do C295 são para missões mais amplas, localizar pontos menores com mais eficácia.
Já o KC tem a missão de reabastecimento em voo, diferente do C295.