A sociedade de engenharia SAE Brasil anunciou as inscrições para o“Helidesign”, competição de desenvolvimento de aeronaves de asas rotativas não tripuladas com aplicações práticas. O concurso é voltado para estudantes e professores do ensino médio profissional técnico. A primeira edição da “batalha dos drones”, com três dias de duração, será realizada em Itajuba (MG), no primeiro trimestre de 2017.
O primeiro Helidesign terá 10 vagas e cada equipe poderá ter no máximo 15 alunos. Cada time deverá ser supervisionado por um professor da instituição que representam. Como manda o regulamento, os drones devem seguir uma série de restrições sobre dimensões e sistemas de voo e controle. Todos os dispositivos das aeronaves, por exemplo, devem ser totalmente construídos com componentes disponíveis no mercado brasileiro.
O projeto da SAE Brasil prevê ainda, a partir do segundo semeste deste ano, um programa de treinamento e capacitação voltado aos professores orientadores das equipes concorrentes, sobre os elementos necessários para a construção dos drones.
Missões
Os drones criados pelos estudantes serão testados no que a organização do evento chama de “missões”. Os aparelhos terão de executar provas como decolagem e pouso de precisão, localização de “alvos”, passagem por túnel e alijamento de cargas.
“O conhecimento e experiência acumulados em mais de duas décadas de realização de competições estudantis da SAE Brasil serão utilizados na formulação e realização do Projeto Helidesign, constituindo-se em garantia do sucesso da nova iniciativa, em benefício de alunos e professores do ensino profissional de nível médio”, declarou Frank Sowade, presidente da SAE Brasil.
A mesma instituição também organiza as competições “Aerodesign”, “Baja SAE Brasil” e o “Fórmula SAE”.
Veja mais: Aviões a jato também têm motores a hélice