Brasileira Akaer fabricará fuselagem do novo turboélice Dornier D328eco

Empresa foi selecionada pela Deutsche Aircraft para fornecer seção dianteira da aeronave regional de 40 assentos. Primeira entrega ocorrerá no final de 2025
O turboélice D328eco deve chegar ao mercado em 2026
O turboélice D328eco deve chegar ao mercado em 2026 (Deutsche Aircraft)

Uma empresa brasileira voltará a produzir parte de um turboélice regional de passageiros e não estamos falando da Embraer.

A Akaer, que é uma das parceiras da fabricante de aviões, fechou um contrato com a Deutsche Aircraft para fornecer a fuselagem dianteira do D328eco, uma aeronave comercial para 40 passageiros que deverá entrar em serviço em 2026.

O acordo prevê a fabricação em série da fuselagem dianteira, incluindo industrialização, ferramental, protótipo e estudos relacionados.

A primeira fuselagem dianteira deverá ser entregue no final de 2025 após ser produzida na unidade de São José dos Campos, em São Paulo.

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“O D328eco representa um marco significativo na aviação mundial, com voos mais sustentáveis e eficientes. Para a Akaer, é motivo de orgulho fazer parte deste relevante projeto, desempenhando um papel fundamental na produção da fuselagem dianteira e consolidando nossa posição como uma empresa Tier 1″, afirmou o CEO da Akaer, Cesar Silva.

“O comprometimento e a experiência demonstrados pela Akaer ao longo deste processo foram fundamentais em nossa tomada de decisão. A Akaer é um dos principais players da indústria aeroespacial brasileira, e é por isso que estamos entusiasmados com nossa parceria neste projeto para a fuselagem dianteira, que é um marco no programa D328eco”, enfatizou Dave Jackson, CEO da Deutsche Aircraft.

Assinatura do acordo de fornecimento entre a Akaer e a Deutsche Aircraft
Assinatura do acordo de fornecimento entre a Akaer e a Deutsche Aircraft (DA)

Atualização do turboélice Dornier 328

O D328eco é um turboélice de asa alta que será equipado com motores Pratt & Whitney PW127 capazes de voar com 100% SAF.

A aeronave é derivada do Dornier 328, um avião regional lançado nos anos 90 e que teve uma variante a jato. Um grupo de empresários adquiriu os direitos industriais para relançá-lo no mercado com uma proposta mais sustentável.

O D328eco é maior que o Dornier 328, sendo capaz de levar dez passageiros a mais graças à fuselagem alongada.

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