Uma empresa brasileira voltará a produzir parte de um turboélice regional de passageiros e não estamos falando da Embraer.
A Akaer, que é uma das parceiras da fabricante de aviões, fechou um contrato com a Deutsche Aircraft para fornecer a fuselagem dianteira do D328eco, uma aeronave comercial para 40 passageiros que deverá entrar em serviço em 2026.
O acordo prevê a fabricação em série da fuselagem dianteira, incluindo industrialização, ferramental, protótipo e estudos relacionados.
A primeira fuselagem dianteira deverá ser entregue no final de 2025 após ser produzida na unidade de São José dos Campos, em São Paulo.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“O D328eco representa um marco significativo na aviação mundial, com voos mais sustentáveis e eficientes. Para a Akaer, é motivo de orgulho fazer parte deste relevante projeto, desempenhando um papel fundamental na produção da fuselagem dianteira e consolidando nossa posição como uma empresa Tier 1″, afirmou o CEO da Akaer, Cesar Silva.
“O comprometimento e a experiência demonstrados pela Akaer ao longo deste processo foram fundamentais em nossa tomada de decisão. A Akaer é um dos principais players da indústria aeroespacial brasileira, e é por isso que estamos entusiasmados com nossa parceria neste projeto para a fuselagem dianteira, que é um marco no programa D328eco”, enfatizou Dave Jackson, CEO da Deutsche Aircraft.
Atualização do turboélice Dornier 328
O D328eco é um turboélice de asa alta que será equipado com motores Pratt & Whitney PW127 capazes de voar com 100% SAF.
A aeronave é derivada do Dornier 328, um avião regional lançado nos anos 90 e que teve uma variante a jato. Um grupo de empresários adquiriu os direitos industriais para relançá-lo no mercado com uma proposta mais sustentável.
O D328eco é maior que o Dornier 328, sendo capaz de levar dez passageiros a mais graças à fuselagem alongada.