A Jet2.com, companhia aérea de baixo custo sediada na cidade de Leeds, no Reino Unido, surpreendeu nesta terça-feira, 31, ao assinar um acordo com a Airbus para receber 36 jatos A321neo.
A razão é que a empresa, apesar de ter operado alguns Airbus, tem como base de sua malha aeronaves da Boeing. São cerca de 90 aviões, entre modelos 737 e 757. No entanto, ela não se interessou em manter a relação com a fabricante norte-americana em seu plano de renovação de frota por razões não esclarecidas.
Os A321neo da Jet2.com serão configurados em classe única com 232 assentos e usuarão a cabine ‘Airspace’. Os motores ainda serão escolhidos entre o Pratt & Whitney PW1000G ou o Leap-1, da CFM.
“A Jet2.com terá orgulho de operar o Airbus A321neo nos próximos anos. Esta aeronave é, em nossa opinião, a mais eficiente e ecológica em sua classe hoje – ela proporcionará aos nossos clientes uma experiência maravilhosamente confortável e agradável enquanto viajam conosco para seu merecido Jet2holiday”, disse o CEO da empresa, Philip Meeson.
A opção pela variante de maior capacidade A321neo reforça a preferência que o modelo tem demonstrado nos novos pedidos fechados pela fabricante europeia.
Sem um concorrente direto, o A321neo passou a ser a única opção de avião de corredor único com grande capacidade de passageiros e autonomia. A Boeing trabalha na certificação do 737 MAX 10, porém, a aeronave oferece menos alcance e lugares que o rival.
A Airbus não revelou quando o primeiro A321neo da Jet2.com será entregue.