Perto de completar 100 anos de operações, a British Airways vai celebrar a ocasião pintando quatro aeronaves de sua frota com temas retrôs. O primeiro deles será um Boeing 747-400, com a mesma pintura da antiga British Overseas Airways Corporation (BOAC), um dos nomes que a maior companhia do Reino Unido companhia já teve.
O 747 será decorado com as mesmas cores que a BOAC usou entre 1964 e 1974, incluindo a logomarca da antiga empresa. A aeronave com a nova pintura, o modelo com prefixo G-BYGC, vai operar a partir do aeroporto de Heathrow, em Londres, a partir de 19 de fevereiro. Esse lançamento acompanha o 50° aniversário do primeiro voo do Boeing 747, que acontece alguns dias antes.
A British Airways ainda não revelou quais serão os próximos aviões que receberão pinturas especiais. Maiores detalhes serão divulgados nas próximas semanas, informou a companhia.
“Muitos clientes e colegas da British Airways têm boas lembranças de nossos uniformes anteriores, compartilhando regularmente suas fotos ao redor do mundo. É incrivelmente empolgante relançar alguns designs clássicos, e a melhor forma de começar é com a icônica decoração do BOAC”, explica Alex Cruz, CEO e presidente da British Airways.
A empresa afirmou que o 747 foi deliberadamente escolhido para receber o tema da BOAC pois é uma variante posterior do mesmo tipo de aeronave, o 747-200, que levava a pintura clássica quando esteve em operação. A decoração permanecerá no jato da Boeing até sua aposentadoria com a companhia, programada para 2023.
Muitos nomes, muitos donos
A empresa hoje conhecida como British Airways nasceu com o nome Aircraft Transport and Travel Limited (AT & T). E esse foi apenas um dos nomes da companhia. A AT & T foi criada pelo industrial britânico George Holt Thomas em outubro de 1916, mas as operações da companhia passaram a ser regulares somente em 25 de agosto de 1919, com a frequência diária entre Londres e Paris, então o primeiro voo internacional do mundo. Essa é a data que a companhia britânica considera de fato o início de suas atividades.
Em 1924, as quatro principais companhias aéreas da Grã-Bretanha, a Instone, Handley Plage, British Air Marine Navigation Company e a Daimler Airways (sucessora da AT & T), fundiram-se e formaram o grupo Imperial Airways Limited.
Enquanto a Imperial Airways prestava serviços pela Europa, novas empresas menores de transporte aéreo começaram a surgir do Reino Unido e, em 1935, também se fundiram e formaram um novo grupo, o British Airways, que se tornou o principal concorrente da Imperial Airways.
Após uma análise do governo britânico, a Imperial Airways e a British Airways foram nacionalizadas em 1939 e assim foi formada a British Overseas Airways Corporation (BOAC). Voos europeus e domésticos continentais passaram a ser realizados por uma nova companhia aérea, a British European Airways (BEA), a partir de 1946.
De 1946 a 1960, a BOAC e a BEA foram as principais operadoras britânicas de serviços regulares de passageiros e carga. A empresa britânica também foi a primeira do mundo a lançar um voos comerciais com um avião a jato, o De Havilland Comet, que reduzia pela metade o tempo de voo. A companhia estreou com o Comet em 1952, voando para Joanesburgo.
Durante as décadas de 1950 e 1960, a BEA adquiriu mais companhias aéreas que surgiam no Reino Unido e, em 1967, o parlamento britânico recomendou a criação de uma holding responsável pela BOAC e pela BEA, com a criação de uma segunda companhia de força, resultando no nascimento da British Caledonian, em 1970.
Dois anos depois, os negócios da BOAC e da BEA foram combinados sob o recém-formado British Airways Board, com as companhias aéreas separadas se unindo como British Airways em 1974.
Em julho de 1979, o governo anunciou sua intenção de vender ações da companhia e, em fevereiro de 1987, a British Airways foi privatizada.
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