A tradicional companhia aérea British Airways, do Reino Unido, realizou nesse domingo (25) seu último voo comercial com um Boeing 767. A viagem de despedida do jato aconteceu no trecho entre Larnaca, no Chipre, e Londres, marcando o final de uma carreira de quase 30 anos da aeronave com a empresa britânica.
O jato da Boeing estreou no com as cores da British em fevereiro de 1990 e a companhia operou um total de 28 unidades da aeronave. Desde então, a frota da companhia completou mais de 425.000 voos comerciais. A rota mais movimentada do jato com a empresa britânica foi o trecho entre Londres e Frankfurt,na Alemanha, com mais de 15.000 voos. Os modelos operados pela BA eram o 767-300ER.
A carreira do 767 com a British Airways começou com rotas de longa distância, como voos para Nova York e Abu Dhabi, e nos últimos anos a companhia adaptou parte da frota para voos de curta distância pela Europa ou mesmo rotas domésticas.3
O último voo comercial do 767 com a empresa britânica foi realizado com a aeronave com matrícula G-BZHA. Este jato era operado pela companhia desde 1998 e percorreu cerca de 23 milhões de milhas e transportou algo em torno de 4 milhões de passageiros em 23.000 voos, segundo estimativa da British.
A aeronave também já havia realizado o trecho entre Londres e Larnaca 900 vezes, mas sua rota mais popular foi o voo para Atenas, na Grécia, onde pousou 1.275 vezes.
“O 767 foi uma parte brilhante de nossa frota, percorrendo algumas de nossas rotas mais populares e oferecendo aos clientes o que era um serviço líder do setor em seu tempo. E isso acontece quando o 767 final deixa a frota eao mesmo tempo em que recebemos a 30ª entrega de outra aeronave líder do setor, a 787, que oferece aos clientes uma experiência excepcional nos céus”, afirma o capitão Al Bridger, diretor de operações de voo da British Airways.
767 em fim de carreira, mas só na aviação comercial
Sensação na aviação comercial de longa distância nos anos 1980 e 1990, o Boeing 767 caminha nos próximos anos para sua despedida no setor. Com mais de 1.000 unidades produzidas e uma longa carreira com centenas de companhias, entre elas empresas no mercado brasileiro, como as extintas Varig e Transbrasil. O jato ainda segue voando com a Latam Brasil.
O agora antigo jato da Boeing mantém a fórmula mais procurada atualmente pelas companhias, que buscam aviões bimotores de longo alcance, mas não é tão eficiente comparado aos modelos mais recentes, como os Airbus A330 e A350 ou mesmo o 787.
A carreira da aeronave, porém, ainda está longe de terminar. A linha de montagem do jato continua ativa e atualmente produz modelos adaptados para transporte de carga e versões militares, como o novo reabastecedor aéreo KC-46 Pegasus.
Os 767 usados e recém-retirados da aviação comercial também podem podem continuar voando por mais alguns anos convertidos para transportar cargas, com capacidade para mais de 50 toneladas. A processo de adaptação da aeronave é oferecido pela própria Boeing e outras empresas especializadas do setor.
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