Uma multidão se reuniu nesta segunda-feira no aeroporto de Heathrow, em Londres, para assistir a chegada do Boeing 747 da British Airways com a pintura retrô icônica da British Overseas Airways Corporation (BOAC), um dos nomes que a maior companhia aérea do Reino Unido já teve. A customização do jato faz parte da celebração dos 100 anos da empresa.
A pintura especial começou a ser preparada no aeroporto de Dublin, na Irlanda, no dia 5 de fevereiro e imita o mesmo tema utilizado nos antigos 747 da BOAC, entre 1964 e 1974. Segundo a companhia, a customização será mantida na aeronave até sua retirada de serviço, programada para 2023.
“O enorme interesse que tivemos neste projeto demonstra o apego que muitas pessoas têm à história da British Airways. É algo de que nos orgulhamos muito, por isso, no nosso ano centenário, é um prazer comemorar o nosso passado enquanto olhamos para o futuro. Estamos ansiosos por muitos momentos mais emocionantes como este, à medida que nossas outras aeronaves com projetos de patrimônio entrarão em serviço”, disse Alex Cruz, CEO da British Airways.
O primeiro voo comercial do 747 com a pintura da BOAC será realizado amanhã, terça-feira, 19 de fevereiro, no trecho entre Heathrow e o aeroporto JFK, em Nova York, operando com o código BA117. Esta viagem é particularmente significativa, já que foi a primeira rota em que o Jumbo operou nas antigas cores da companhia britânica.
Além do 747 (modelo -400) com as cores da BOAC, a British Airway também vai customizar outras três aeronaves com temas especiais em celebração ao seu centenário.
Muitos nomes, muitos donos
A empresa hoje conhecida como British Airways nasceu com o nome Aircraft Transport and Travel Limited (AT & T). E esse foi apenas um dos nomes da companhia. A AT & T foi criada pelo industrial britânico George Holt Thomas em outubro de 1916, mas as operações da companhia passaram a ser regulares somente em 25 de agosto de 1919, com a frequência diária entre Londres e Paris, então o primeiro voo internacional do mundo. Essa é a data que a companhia britânica considera de fato o início de suas atividades.
Em 1924, as quatro principais companhias aéreas da Grã-Bretanha, a Instone, Handley Plage, British Air Marine Navigation Company e a Daimler Airways (sucessora da AT & T), fundiram-se e formaram o grupo Imperial Airways Limited.
Enquanto a Imperial Airways prestava serviços pela Europa, novas empresas menores de transporte aéreo começaram a surgir do Reino Unido e, em 1935, também se fundiram e formaram um novo grupo, o British Airways, que se tornou o principal concorrente da Imperial Airways.
Após uma análise do governo britânico, a Imperial Airways e a British Airways foram nacionalizadas em 1939 e assim foi formada a British Overseas Airways Corporation (BOAC). Voos europeus e domésticos continentais passaram a ser realizados por uma nova companhia aérea, a British European Airways (BEA), a partir de 1946.
De 1946 a 1960, a BOAC e a BEA foram as principais operadoras britânicas de serviços regulares de passageiros e carga. A empresa britânica também foi a primeira do mundo a lançar um voos comerciais com um avião a jato, o De Havilland Comet, que reduzia pela metade o tempo de voo. A companhia estreou com o Comet em 1952, voando para Joanesburgo.
Durante as décadas de 1950 e 1960, a BEA adquiriu mais companhias aéreas que surgiam no Reino Unido e, em 1967, o parlamento britânico recomendou a criação de uma holding responsável pela BOAC e pela BEA, com a criação de uma segunda companhia de força, resultando no nascimento da British Caledonian, em 1970.
Dois anos depois, os negócios da BOAC e da BEA foram combinados sob o recém-formado British Airways Board, com as companhias aéreas separadas se unindo como British Airways em 1974.
Em julho de 1979, o governo anunciou sua intenção de vender ações da companhia e, em fevereiro de 1987, a British Airways foi privatizada.
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