Continuando as celebrações de seu centenário, a companhia aérea British Airways apresentou nessa segunda-feira (4) no aeroporto de Heathrow, em Londres, mais uma aeronave com pintura retrô. O modelo da vez é um jato Airbus A319 com o tema clássico da British European Airways (BEA), empresa que se fundiu a BOAC em 1974 para formar a atual British Airways.
Segundo a companhia, o A319 decorado usa o mesmo tema da BEA utilizado entre 1959 e 1968 em rotas domésticas e pela Europa. No entanto, há uma diferença significativa com a réplica: a aeronave tem a parte superior da asa pintada de cinza, em vez do tradicional vermelho, para atender aos requisitos atuais de refletividade da pintura das asas.
O jato especial foi preparado na própria seda da British Airways, em Heathrow. Também na segunda-feira a aeronave já estreou suas novas cores em voos para Manchester. Depois disso, a companhia britânica informou que o A319 com pintura da BEA continuará a atender rotas em todo Reino Unido e na Europa. O tema será mantido no avião até sua retirada de serviço, em 2020.
“Foi outro dia muito especial, quando recebemos o A319 com o tema da BEA em Heathrow esta manhã, que faz parte da nossa frota de patrimônio centenário. Mais uma vez, havia enormes multidões ao longo da cerca do perímetro para ver a chegada da aeronave, o que mostra o quanto as pessoas estão empolgadas com relação a esses projetos. Estamos impressionados com o feedback positivo de clientes e colegas”, disse Alex Cruz, Chairman e CEO da British Airways.
O A319 com a pintura da BEA é o segundo avião comemorativo preparado pela British Airways para celebrar seus 100 anos na aviação comercial. O primeiro foi o Boeing 747-400 com o tema BOAC, apresentado em janeiro. Até o final deste mês a empresa confirmou que vai apresentar mais um 747 para celebrar a ocasião, desta vez com o tema da British Airways Landor. Haverá também uma quarta aeronave com mais uma pintura especial, que ainda não foi revelada.
Veja mais: British Airways substituirá seus 747 pelo novo Boeing 777X
Linda comemoração pelos 100 anos.
O modelo que ainda não foi anunciado bem que poderia vir com a pintura dos 707 da British Caledonian utilizada nos anos 70/80, com o leão britânico na deriva, em dourado. Uma das pinturas mais lindas que lembro.