A companhia aérea British Airways inaugurou nesta semana, em Brighton, na Inglaterra, a torre de observação mais alta do mundo. Nomeada “British Airways I360”, a atração no litoral de Sussex, com 137 metros de altura, também é o primeiro teleférico vertical construído.
Segundo a empresa, a cabine, uma espécie de elevador com vista panorâmica, pode receber até 200 visitantes em cada subida. De dia, o passeio na I360 dura 20 minutos e a noite o tempo sobe para 30 minutos, quando o espaço é transformado em bar-restaurante. Os ingressos custam £ 13,50 (cerca de R$ 56 ) para adultos e £ 6,75 (R$ 28) para crianças.
A torre foi projetada pelos arquitetos britânicos David Marks e Julia Barfield, do escritório Barfield Architects, o mesmo que desenhou a roda-gigante London Eye, hoje um dos principais pontos turísticos de Londres.
“A cabine da I360 é dez vezes maior que uma cápsula da London Eye e pode transportar 200 passageiros, que sobem lentamente pela torre com uma vista deslumbrante de Brighton e o canal da mancha”, comentou Marks.
“A British Airways I360 é uma atração única que vai ajudar a consolidar ainda mais a posição de Brighton como balneário mais popular do Reino Unido”, aposta a diretora-executica da I360, Eleanor Harris.
O desenvolvimento e construção da torre demorou 12 anos para ser concluído e mobilizou empresas de engenharia avançada de nove países.
Veja mais: Torre de 20 mil metros é nova aposta para chegar ao espaço