Foram anos de vacas magras sem a encomenda de uma mísera unidade, mas eis que o A380, maior avião de passageiros da história, voltou a gerar mais um negócio para Airbus. A Emirates acabou anunciando uma nova encomenda de 36 exemplares do jato na semana passada, dando um novo alento ao programa que estava ameaçado de encerramento.
Nem bem o negócio foi digerido e agora surge o rumor que a British Airways estaria negociando um segundo pacote de A380 com a Airbus. De acordo com a agência Bloomberg, que cita uma pessoa envolvida nas conversas, a companhia aérea britânica, que estudava a opção de conseguir seis a sete unidades do quadrirreator de segunda mão, mudou de ideia e pode comprar uma nova batelada de A380 novinhos em folha.
De fato, John Leahy, o poderoso chefão da Airbus, revelou na mesma Bloomberg que estava seguro de uma nova encomenda do A380, além do negócio com a Emirates. Nem a companhia nem a fabricante quiseram comentar a informação.
Pistas congestionadas
A necessidade da British está associada ao limite de capacidade do aeroporto de Heathrow, em Londres, e mais movimentado da Europa. Com apenas duas pistas paralelas operando, o aeroporto é o principal hub da companhia, por isso ter aviões com maior número de assentos pode permitir que ela amplie a oferta sem precisar de novos slots. O principal foco está nas rotas para os Estados Unidos, que ainda tornam o Boeing 747 uma avião viável (além do próprio A380).
Atualmente, a British Airways tem 12 A380 em sua frota além de 36 unidades do Boeing 747-400. Se a empresa realmente confirmar um novo pedido o que parecia uma aposentadoria precoce pode se transformar numa longa carreira na aviação comercial.
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