Um dia depois do programado, a British Airways recebeu o primeiro jato A350-1000 de uma encomenda de 18 aeronaves feita com a Airbus. O birreator da variante de maior capacidade do modelo pousou no Aeroporto de Heathrow neste sábado (27).
A British Airways planejava receber o jato prefixo G-XWBA na sexta-feira com um evento de inauguração, porém, por conta de problemas com o tráfego aéreo no aeroporto teve que postergar o voo.
“Por mais decepcionante que tenha sido, tivemos que cancelar nossa chegada ao A350XWB por causa da interrupção em Heathrow, que afetou todas as companhias aéreas. Nossa prioridade são nossos clientes e não podemos justificar a inclusão de uma aeronave vazia com slots limitados atualmente disponíveis,” afirmou um porta-voz da companhia.
O primeiro A350 começará a operar em agosto na rota Londres-Madri para a familiarização e treinamento das tripulações. Em outubro, quando outros dois jatos da Airbus forem entregues, serão iniciados os voos de longo alcance para Dubai, Toronto. A previsão é que a entrega das aeronaves será finalizada em 2022.
Renovação de frota
A British Airways optou por diversificar os aviões que farão parte da sua frota de longo alcance. Atualmente, a companhia utiliza aeronaves como os antigos 747-400 e 777 de primeiro geração além do A380, mas também opera o novo 787.
No futuro, além do A350 e 787, a BA também terá o 777X, que terá a missão de substituir o Boeing 747.
Veja também: British Airways quer ampliar sua frota de A380 com aviões usados